sexta-feira, 13 de março de 2015

Jornal Ícone - Ed. 225 - Atualização de Software, ainda tem Dúvidas?

Fernando José



Quem nasceu primeiro? O Ovo ou a Galinha? 

Olá meus caros amigos, leitores e alunos!
O ano afinal começou!
Então, vamos arregaçar as mangas e voltar ao combate, superando as dificuldades que as novas tecnologias nos trazem todos os dias!
Com certeza você deve estar estranhando o título inicial dessa matéria.
Na verdade coloquei este título para chamar a atenção sobre um inconveniente que tem
surgido de um tempo pra cá em relação ao nosso nome fantasia, o “Clube do Técnico – RJ”!
Como tudo que é bom acaba gerando inveja aos menos competentes, tenho visto surgir por aí, grupos e outros itens usando a ideia do nome com o qual batizei o meu trabalho como Instrutor, desde de Agosto de 2010!
Assim sendo, quero primeiro informar a todos que o Clube do Técnico – RJ não tem filiais, representantes, ou qualquer ligação com algum grupo que possa ter um nome parecido e, sendo assim, informo que qualquer propaganda ou algo semelhante que não tenha o meu nome, o nosso logotipo ou o “RJ” no final do nome, não tem nenhum tipo de ligação com a minha pessoa ou com o meu trabalho!
Estejam atentos para não comprarem gato por lebre!

O logotipo de Clube do Técnico – RJ:


Outro lembrete é sobre o nosso testador de fontes de TV’s LCD, que vem sendo comercializado desde Abril de 2014 entre nossos alunos aqui no Rio e nas outras cidades onde ministro minhas palestras!

Como era de se esperar, um grupo de pessoas sem muita ou nenhuma criatividade, mandou que um concorrente adquirisse um exemplar do referido testador aqui no Rio, e agora estes plagiadores estão divulgando uma montagem semelhante, usando inclusive as mesmas etiquetas que elaborei para o meu projeto (isso provavelmente pelo mesmo motivo de que não sabem fazer nada sozinhos) dizendo serem os “gênios” que bolaram o circuito do mesmo!

É então meu dever informar que o projeto do testador não é realmente de minha autoria, pois o circuito está disponível nos manuais de treinamento da LG e de outras marcas e até a própria LG produz um testador (bem mais sofisticado que o da minha montagem e bem mais caro) para uso exclusivo dos seus postos autorizados e o esquema do circuito para a construção do referido testador já foi por diversas vezes comentado e exposto por mim em meus treinamentos, tanto aqui no Rio, como nas outras localidades onde ministro palestras!

O que eu fiz foi adaptar a ideia do testador da LG, para que o mesmo fosse bem mais barato que o distribuído aos autorizados, e o mais importante, que seja adaptável para testar as fontes e ‘inverter’ de todas as marcas de TV e não apenas de uma marca específica, como é o caso do projeto da LG!

Na verdade, qualquer um podia ter feito esta montagem e não estou aqui a questionar ou reclamar patente ou algo semelhante, mas acho que não seria pedir muito, que eles (os plagiadores) tivessem a capacidade de bolar um formato diferente das etiquetas de identificação do testador para não ficar tão evidente a cópia do mesmo!




Aos interessados em saber mais sobre o testador de fontes e inverter de TV’s LCD, LCD LED, PLASMA e OLED, o PSU TESTER V1.2, basta entrar em contato com a gente pelo nosso novo e-mail que passa a ser:
clubedotecnicorj@gmail.com

Ainda estamos atendendo pelo nosso e-mail anterior mas logo vamos desativá-lo para inibir os aproveitadores que usam o nosso nome!
Aproveito para informar que já está disponível na versão E-BOOK e logo logo, também na versão impressa, o meu novo livro DICAS de REPARAÇÃO de TV’s LCD e LCD LED – Volume 1, que fala de defeitos e soluções comentadas dos TV’s das marcas AOC e CCE!
E em breve vamos lançar os próximos volumes com dicas das outras marcas nacionais!
As compras devem ser feitas no mesmo e-mail citado acima, através do qual vocês podem obter todas as informações de como comprar!
E quem desejar comprar com cartão de crédito, pode acessar o site da TECHNO AV em www.technolcd.com.br e solicitar informações de como adquirir este e os outros títulos que já temos disponíveis!
E se você ainda tem problemas ou dúvidas de como e quando fazer uma atualização de software de um TV LCD, LCD LED, PLASMA ou OLED, não deixe de participar da nossa aula do dia 14 de Março onde vamos tratar mais uma vez e agora de uma forma mais prática e direta possível, dos procedimentos para a realização bem sucedida de uma atualização de software!
O aluno poderá, inclusive, levar um TV que esteja em sua oficina, e que necessite de ter seu software atualizado, para ser usado em aula e para que o próprio aluno realize os procedimentos necessários ao vivo!

Basta entrar em contato pelo nosso e-mail ou por telefone e agendar a sua ida informando a marca, modelo e código do painel do TV que irá levar!
É claro que teremos um limite de TV’s que podem ser levados, pois temos de respeitar os limites de tempo que temos para o uso do espaço!

Entre em contato pelo nosso novo e-mail já informado acima ou pelos nossos telefones:
25966942, 998394668, 980967832, 985792128, 975674947, 998109037 ou 35872095, no horário de 10h da manhã as 18h, de segunda à sexta feira!

Dando uma canja do tema atualização, é necessário dizer que existem muitos detalhes bem simples que, se não forem observados, nos levam a não obter sucesso no procedimento de atualização!

Um deles e talvez o principal é o medo que muitos técnicos têm em se entender ou mesmo colocar as mãos em um computador!



E isso não é privilégio de nós tupiniquins!
Estive assistindo uma palestra técnica de um instrutor argentino e por lá, e também na Europa (segundo alguns participantes da Espanha e Portugal comentaram), o problema é o mesmo, o medo de usar o computador!
Aí não tem jeito: ou você amigo técnico aprende ou vai sempre depender de outra pessoa para realizar o procedimento de atualização de software!
Eu sei bem que o medo do novo é realmente real em muitas situações mas se não tentarmos pelo menos, vencer este medo, vamos acabar passando o dia escondidos debaixo da cama!!!!
Aprendam então que computador não morde, não rosna e nem faz cara feia se você errar no que está fazendo, e ainda, muitas vezes ele mesmo, te diz que está errado e te indica o caminho certo a seguir!
Vencido o medo do computador, temos a necessidade de saber o que fazer e o que não fazer em um TV e também, quando se pode e quando não se pode fazer uma atualização!
Um detalhe importante é que nem todos os fabricantes adotam os mesmos critérios no projeto de seus softwares e, assim, o que pode ser feito em determinadas marcas, não pode ser aplicado em outras! Ou seja, cada caso é um caso!!!!
É comum, por exemplo, me ligarem perguntando como se faz para atualizar o software de um TV LG ou SAMSUNG que ao ligar, trava na imagem do LOGOTIPO do fabricante e dali não faz mais nada e nem obedece aos comandos do teclado e do remoto!
Infelizmente, a resposta que tenho de dar, até porque não existe outra e eu não posso, não devo e nem gosto de mentir para um aluno, amigo ou simplesmente um técnico que ligou pedindo uma ajuda, é que não tem como atualizar o software dos TV’s dessas duas marcas se o TV não obedecer aos comandos e nem mostrar o MENU do usuário na tela!
Se o técnico for muito, mas muito sortudo, o TV LG ou SAMSUNG que está em sua bancada pertence a um desses clientes mais “hightech” e o mesmo, ao ter ligado o TV pela primeira vez, o plugou com um cabo de rede de internet no TV ou ativou o WI-FI, e configurou o TV para toda vez que for ligado, ele procure automaticamente o site do fabricante (isso obviamente só pode ser feito em TV’s com a função SMART TV) e baixe as atualizações existentes para ele no site!
Se isso tiver sido feito, você pode dar sorte (muita sorte) de ligar o TV no cabo de rede da sua bancada ou no sistema de WI-FI da sua oficina (lembre-se de desabilitar a senha da sua internet WI-FI antes pois, caso contrário, não será possível digitar a senha no TV, pelo fato do mesmo não mostrar imagem) e aguardando algum tempo, o TV pode conseguir acessar o site do fabricante e se auto-atualizar e “derrepente”, “tantantantan”, ele passa do LOGOTIPO do fabricante e volta a mostrar imagem normal!
Mas veja que este é um caso em mil de acontecer!
Infelizmente nos TV’s dessas duas marcas, as soluções mais viáveis serão:
Você ter um gravador de memórias FLASH e os arquivos copiados de um TV de mesmo modelo em perfeito funcionamento para copiar os arquivos para a memória FLASH do TV defeituoso ou, ter alguém em um posto autorizado que disponha do JIG do fabricante, para poder realizar a regravação do arquivo de software diretamente na FLASH da Pci MAIN UNIT do TV!
Fora isso, é a troca da MAIN UNIT por uma nova!
Já para os outros TV’s das outras marcas, a situação é bem menos sombria, pois fora raros casos, AOC, CCE, H BUSTER, PHILIPS, PHILCO e TOSHIBA, podem ser atualizados mesmo que não saiam de STAND BY, desde que, claro, você tenha o arquivo de software correto e tenha as informações de como proceder para atualizar o arquivo da FLASH do TV!
Quer saber mais?
Venha participar de nossos treinamentos e leia os meus livros que estão disponíveis para venda através de nosso e-mail e no site da TECHNO AV, www.technolcd.com.br!
Até a próxima edição de o cara lá de cima quiser!!!
Fernando José é Técnico de Eletrônica, especializado na reparação de eletro eletrônicos domésticos e Instrutor do Clube do Técnico – RJ!
Também atua como Técnico da TECHNO AV em Icaraí, Niterói e é autor de vários livros técnicos direcionados a manutenção de TV e também é o autor, redator e distribuidor do boletim técnico “Clube do Técnico em Revista” que é distribuído aos assinantes via internet e também encontrado nas lojas de eletrônica parceiras do Clube do Técnico – RJ!



Nenhum comentário:

Postar um comentário