sexta-feira, 13 de março de 2015

Jornal Ícone - Ed. 225 - CNC, um Brasil de oportunidades

André Pereira

 Depois de um mês no estado de Rondônia, especificamente  na cidade de Rolim de Moura, montando um painel de comando e controle para máquinas CNC de corte a plasma, percebi que o Brasil é um país imenso e carente de ajuda governamental para ser maior do que é. 
 Meus nobres leitores, o país está tão defasado e pequeno, no que tange a tecnologia, que basicamente nossos melhores profissionais estão em países do primeiro mundo e não vamos esquecer que são brasileiros e esses brasileiros são tratados como super seres nesses países, contribuindo para a melhoria e a transmissão de conhecimento desses super seres aos habitantes desses países, perdendo o Brasil, que acha que herói é jogador de futebol e professor técnico de futebol e por aí vai, mas quando estão doentes é o médico, que estudou tanto, que vão procurar .
 A mão de obra no Brasil é de qualidade baixa mas com pessoas altamente competentes. Isso por que muitas empresas pararam de investir na formação de novos profissionais e ficou caro aos atuais e antigos se modernizarem, fruto de um sistema injusto de governo que preza tão somente ao lucro nos impostos e falta de incentivos. 
 Não vim aqui atacar a governo algum, mas ao sistema que não ajuda. 
 Em Rondônia pude saber que é uma colonização do povo do Paraná, com isso, cabeças diferentes dos já exploradores do sudeste. Povo guerreiro, trabalhador e empreendedor. 
 Uma cidade que cresceu e vive da criação de gado, da agricultura e máquinas. Sim! Máquinas dos mais diversos tipos e usos. Uma cidade acolhedora, tranquila e bem estruturada dentro de seus limites financeiros e físicos. 
 Cresce o consumo por máquinas e equipamentos de tecnologia e de automação. O empresário lá, investe, sem pena alguma quando ele deseja ter resultados com o seu negócio e não espera governos para crescer e prosperar. Digo governo por que muitas fábricas fecharam. Não tinham como escoar a produção para o estado de origem dos seus cidadãos, o Paraná e restante do país. A solução foi ficar com  o Acre, Amazônia e Pará e vender muito para esses locais, nos deixando de ver e saborear as maravilhas desses lugares aqui no sudeste. 
 Mesmo assim há mercado para serviços diversos, pois o povo se moderniza. Compram ou constroem casas com demandas de automação e segurança e suas empresas, precisando de mão de obra especializada e com fome de equipamentos modernos. 
 Pude ter a felicidade de poder construir dois painéis elétricos de controle e automação para duas máquinas de controle numérico por computador, o famoso CNC e é isso que quero que meus leitores saibam. Que há muitas oportunidades nessas regiões longínquas do meu Brasil e pessoas maravilhosas a conhecerem. 
 Infelizmente, nosso Rio de Janeiro é só Samba, futebol e drogas. Nosso parque industrial já morreu faz tempo, e os governantes nos dando anestesias sociais, como as mencionadas a acima, pois trabalho e renda não é prioridade, não é ? 
andrepereira@ig.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário