Victor Amadeu
1. Material
utilizado
Para
demonstrar o funcionamento do experimento, foi utilizado o kit didático Cerne
Arduino disponível na figura 1. Todavia, outros modelos de placa Arduino também
podem ser utilizados, bastando verificar a pinagem que ficará conectado ao LCD.
Figura 1:
Kit Didático Cerne Arduino
Fonte:
http://www.cerne-tec.com.br
Como
literatura de apoio foi utilizado o livro Arduino – Prático e Objetivo,
conforme apresentado na figura 2.
Figura 2:
Livro Arduino – Prático e Objetivo
Fonte:
https://clubedeautores.com.br/
2.
Introdução
O Arduino é
uma ferramenta livre, tanto em nível de hardware quanto de software, onde
nestes você encontrará os recursos necessários para iniciar seus projetos, sem
ser especialista nem em eletrônica quanto em software.
Neste
artigo, serão apresentados os passos para mostrar uma mensagem no display LCD
de 16x2. Projetos com IHM (Interface Homem-Máquina) são úteis em diversos
aparelhos e podem ser aplicados em disciplinas como robótica educacional,
automatismos em geral, dentre outros para mostrar alguma informação ao usuário
do sistema.
3.
Conhecendo o Software
O software
usado neste artigo foi o Arduino versão 17, que pode ser baixado gratuitamente
no endereço abaixo:
http://arduino.cc/en/Main/Software
Entretanto,
versões mais recentes também podem ser utilizadas. A grande vantagem deste
software reside no fato dele funcionar em sistemas operacionais do tipo
Windows, Linux e MacOS. A vantagem em usar o Linux é dispor de uma ferramenta
gratuita que facilite o acesso aos alunos para realização de seus projetos.
Após
realizar o download do software, basta descompactar a pasta e abri-la, onde
você encontrará o arquivo arduino.exe, bastando sempre abrir este programa
quando quiser “rodar” o software arduino. Na figura 3 está ilustrada a tela
deste programa.
Figura 3 -
Tela do programa Arduino
Basta
digitar o código na área de edição, salvá-lo, compilar e realizar o upload para
que o arquivo .hex seja carregado na placa de testes.
4.Display
LCD
Os displays
do tipo LCD são muito usados para mostrar informações do estado de uma máquina.
Na figura 4 é apresentado o aspecto típico desta interface.
Figura 4 –
Display LCD típico
Existem
vários tipos de display, como os de 2x20, que significa 2 linhas por 20
colunas, 4x20, 4x16 e etc. Neste exemplo, será utilizado um display do tipo
2x16, onde estará disposto 2 linhas e 16 colunas. Será apresentado um texto no
LCD, de forma a demonstrar como montar um programa no Arduino para comandar o
mesmo.
5.Montando o
Hardware
Na figura 5
é apresentado a pinagem típica de um display LCD:
Figura 5 –
Pinagem típica de um Display LCD
Siga a
tabela 1 para ligar o display LCD aos pinos digitais da placa Arduino, em que
os pinos não citados, não são usados.
Display LCD Placa Arduino
VCC 5V
VSS GND
VO Em série com
resistor de
1kΩ ao GND
RS Pino 8
RW GND
EN Pino
9
D4 Pino
10
D5 Pino 11
D6 Pino 12
D7 Pino 13
Tabela 1 –
Conexão do LCD com a placa Arduino
6.Programando
o Arduino
Será
utilizada uma biblioteca disposta no próprio programa para acessar o LCD. A
biblioteca é a LiquidCrystal.h. Além disso, a função lcd.begin será utilizada
para configurar o tipo de display conectado a placa Arduino. A seguir é
apresentada tal função:
lcd.begin(colunas,linhas);
Em colunas é
definido o número de colunas no qual o display possui e em linhas o número de
linhas. Feito isso, utiliza-se a função lcd.setCursor para posicionar o ponto
inicial no qual o texto será impresso. A seguir, tal função é apresentada.
lcd.setCursor(coluna,linha);
Onde caso a
coluna esteja em 0, a
coluna 1 estará selecionada e caso esteja em 1, a coluna 2 e assim
sucessivamente. Mesma ideia é válida para a opção linha. Finalmente, para
imprimir um texto no LCD, utiliza-se a função lcd.print como ilustrado a
seguir.
lcd.print(texto);
Observe os
passos para mostrar uma mensagem na 1º e 2º linha do display lcd com o programa
feito no Arduino.
#include
LiquidCrystal lcd(8, 9, 10, 11, 12, 13);
void setup()
{
lcd.begin(16,
2);
lcd.setCursor(0,0);
lcd.print("Placa Arduino");
lcd.setCursor(0,1);
lcd.print("Exemplo LCD");
}
void loop()
{
}
7.Conclusão
Foi
apresentado como mostrar uma informação no LCD, uma das interfaces
homem-máquina mais usadas atualmente e que serve para apresentar diversas
informações pertinentes a máquina a algum usuário de um sistema eletrônico.
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