sexta-feira, 13 de março de 2015

Jornal Ícone - Ed. 225 - Display LCD com Arduino




Victor Amadeu

1. Material utilizado

Para demonstrar o funcionamento do experimento, foi utilizado o kit didático Cerne Arduino disponível na figura 1. Todavia, outros modelos de placa Arduino também podem ser utilizados, bastando verificar a pinagem que ficará conectado ao LCD.

Figura 1: Kit Didático Cerne Arduino











Fonte: http://www.cerne-tec.com.br
Como literatura de apoio foi utilizado o livro Arduino – Prático e Objetivo, conforme apresentado na figura 2.


Figura 2: Livro Arduino – Prático e Objetivo

Fonte: https://clubedeautores.com.br/

2. Introdução
O Arduino é uma ferramenta livre, tanto em nível de hardware quanto de software, onde nestes você encontrará os recursos necessários para iniciar seus projetos, sem ser especialista nem em eletrônica quanto em software.
Neste artigo, serão apresentados os passos para mostrar uma mensagem no display LCD de 16x2. Projetos com IHM (Interface Homem-Máquina) são úteis em diversos aparelhos e podem ser aplicados em disciplinas como robótica educacional, automatismos em geral, dentre outros para mostrar alguma informação ao usuário do sistema.

3. Conhecendo o Software
O software usado neste artigo foi o Arduino versão 17, que pode ser baixado gratuitamente no endereço abaixo:
http://arduino.cc/en/Main/Software
Entretanto, versões mais recentes também podem ser utilizadas. A grande vantagem deste software reside no fato dele funcionar em sistemas operacionais do tipo Windows, Linux e MacOS. A vantagem em usar o Linux é dispor de uma ferramenta gratuita que facilite o acesso aos alunos para realização de seus projetos.
Após realizar o download do software, basta descompactar a pasta e abri-la, onde você encontrará o arquivo arduino.exe, bastando sempre abrir este programa quando quiser “rodar” o software arduino. Na figura 3 está ilustrada a tela deste programa.

Figura 3 - Tela do programa Arduino


Basta digitar o código na área de edição, salvá-lo, compilar e realizar o upload para que o arquivo .hex seja carregado na placa de testes.

4.Display LCD

Os displays do tipo LCD são muito usados para mostrar informações do estado de uma máquina. Na figura 4 é apresentado o aspecto típico desta interface.


Figura 4 – Display LCD típico


Existem vários tipos de display, como os de 2x20, que significa 2 linhas por 20 colunas, 4x20, 4x16 e etc. Neste exemplo, será utilizado um display do tipo 2x16, onde estará disposto 2 linhas e 16 colunas. Será apresentado um texto no LCD, de forma a demonstrar como montar um programa no Arduino para comandar o mesmo.

5.Montando o Hardware
Na figura 5 é apresentado a pinagem típica de um display LCD:

Figura 5 Pinagem típica de um Display LCD
Siga a tabela 1 para ligar o display LCD aos pinos digitais da placa Arduino, em que os pinos não citados, não são usados.

Display LCD        Placa Arduino
VCC       5V
VSS        GND
VO          Em série com
resistor de 1kΩ ao GND
RS          Pino 8
RW         GND
EN          Pino 9
D4          Pino 10
D5          Pino 11
D6          Pino 12
D7          Pino 13

Tabela 1 – Conexão do LCD com a placa Arduino



6.Programando o Arduino

Será utilizada uma biblioteca disposta no próprio programa para acessar o LCD. A biblioteca é a LiquidCrystal.h. Além disso, a função lcd.begin será utilizada para configurar o tipo de display conectado a placa Arduino. A seguir é apresentada tal função:
lcd.begin(colunas,linhas);
Em colunas é definido o número de colunas no qual o display possui e em linhas o número de linhas. Feito isso, utiliza-se a função lcd.setCursor para posicionar o ponto inicial no qual o texto será impresso. A seguir, tal função é apresentada.
lcd.setCursor(coluna,linha);

Onde caso a coluna esteja em 0, a coluna 1 estará selecionada e caso esteja em 1, a coluna 2 e assim sucessivamente. Mesma ideia é válida para a opção linha. Finalmente, para imprimir um texto no LCD, utiliza-se a função lcd.print como ilustrado a seguir.
lcd.print(texto);

Observe os passos para mostrar uma mensagem na 1º e 2º linha do display lcd com o programa feito no Arduino.

#include
LiquidCrystal lcd(8, 9, 10, 11, 12, 13);
void setup()
{
  lcd.begin(16, 2);
  lcd.setCursor(0,0);
  lcd.print("Placa Arduino");
  lcd.setCursor(0,1);
  lcd.print("Exemplo LCD");
}

void loop()
{
}

7.Conclusão


Foi apresentado como mostrar uma informação no LCD, uma das interfaces homem-máquina mais usadas atualmente e que serve para apresentar diversas informações pertinentes a máquina a algum usuário de um sistema eletrônico.

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