sexta-feira, 24 de abril de 2015

Jornal Ícone 226 - NOTEBOOK’s! Falhas mais comuns na utilização diária

Fernando Asaphe Jr.

 Bom meus amigos, vamos seguir falando sobre NOTE’s, NET’s e ULTRABOOK’s, tratando hoje de algumas falhas mais comuns de ocorrerem com os mesmos e enfatizando que muitas delas (talvez a maioria) são causadas por um mal uso do equipamento por seus proprietários!
 Um dos erros mais comuns na utilização de um NOTE, NET ou ULTRABOOK, é o local onde o colocamos para trabalhar com eles!
  Devemos lembrar que esses equipamentos, principalmente devido à sua concepção, não possuem muitas aberturas para a troca do calor gerado internamente, para o ambiente externo ao seu gabinete!
  Normalmente, existem poucas aberturas de ventilação e na maioria dos casos, apenas uma, por onde é expelido o ar quente produzido pelo processador do equipamento e que é expulso do interior do gabinete pelo cooler montado sobre este processador!
 Um outro erro muito comum e que meu pai já teve o prazer de presenciar inúmeras vezes em suas viagens, é o uso do notebook durante uma refeição, em uma mesa de bar, onde temos ao lado do equipamento, invariavelmente, uma tulipa de Chopp!
 Basta, nesses casos, ficar olhando para a tal mesa e ficar contando os segundos que vão se passar até que o líquido da tulipa “misteriosamente” (ou não) seja derramado sobre o teclado do notebook e daí começar o sacode daqui, vira de lado prá escorrer o líquido, etc, etc, etc que em geral, o que não mostra danos na hora, (mas em médio prazo sim) vai irremediavelmente levar o equipamento para a assistência técnica!
 Lembre-se: líquidos e corrente elétrica (por menor que seja), não são bons amigos e não devem se misturar, pois em geral acaba sempre “saindo faísca”!


 Outro erro muito comum, é o usuário logo ao terminar de utilizar o seu NOTE, NET ou ULTRABOOK, desligar tudo e colocá-lo em sua pasta, bolsa ou pasta e sair por aí a sacudir o coitado do equipamento, que ainda está morrendo de calor!




 Devemos lembrar que todo equipamento elétrico ou eletrônico gera calor ao ser utilizado e, mesmo após desligá-lo, o seu interior e suas várias partes ainda estão quentes e seria uma boa ação não só com o equipamento mas para com o seu bolso (seu, do dono do equipamento), deixar o pobre coitado esfriar antes de guardá-lo e/ou de sair por aí a sacudir o infeliz pelas ruas muito bem (mal) asfaltadas da nossa cidade!

 Será uma probabilidade das grandes que, devido ao calor ainda presente no interior do equipamento, aliado ao balançar do mesmo e, quando não muito, aos vários esbarrões que o coitado vai sofrer no seu trajeto, que alguma das esferas de solda do seu CHIPSET (seu, aí no caso, do equipamento) se trinque e aí, ao se ligar o equipamento novamente, falta vídeo, não tem wi fi, está sem comunicação com a unidade de DVD ROM, etc!
 Isso invariavelmente não será resolvido colocando o equipamento na geladeira ou fervendo ele em banho Maria como se faziam, segundo ouvi falar, com as pilhas dos radinhos antigamente, com a ilusão de que as mesmas iriam ressuscitar!
Espero ter ajudado de alguma forma a todos que utilizam NOTE, NET ou ULTRABOOK’s a cuidar melhor de seus equipamentos e dar a eles uma vida um pouco mais longa!

Até a próxima edição!!!!!
           
Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e REDES e também, Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista em Relações Internacionais, formado na UFRJ e integra a equipe do Clube do Técnico - RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário