sexta-feira, 24 de abril de 2015

Jornal Ícone - ed. 226 - Telas LCD! Verdades e Mentiras!


Fernando José

 Olá para todos!
 Vamos comentar um pouco sobre um assunto do qual tenho recebido algumas perguntas, tanto em nosso e-mail quanto pelo nosso canal no FACEBOOK.
 Vários colegas técnicos têm me questionado sobre a possibilidade de se realizar a troca de uma tela LCD por outra de modelo diferente!
 Vejam que quando se fala em modelo diferente de tela, não estamos falando de modelos de TV e sim do modelo do painel LCD, que é identificado pela etiqueta colada na sua parte traseira, como vemos na foto abaixo:


 O modelo indicado na etiqueta indica o nome do fabricante do painel, e através desse código podemos localizar o DATASHEET deste painel e nele poderemos saber todos os detalhes sobre as características desse painel!
  Diferente dos tubos de imagem, em que a troca era feita baseada nas polegadas, tipo de canhão (IN LINE, DELTA ou TRINITRON) e sua tensão de foco (ALTO ou BAIXO)!
Esses eram os parâmetros a serem observados e, é claro, um não podia ser colocado no lugar do outro, mas existiam apenas estes trê tipos de canhão eletrônico e dois tipos de tensão de foco!
 Dessa forma, era muito mais fácil e provável de se encontrar um tubo de imagem compatível para se solucionar o problema de um TV com o tubo de imagem danificado!
  Já em se tratando de TV’s LCD e LCD LED, a coisa é bem mais complexa, pois a quantidade de detalhes que diferem um modelo de painel de outro, é muito maior e a quantidade de marcas e modelos, maior ainda!
 Então, saiba que nem tudo são flores e não acredite quando alguém te tentar vender a ideia de que é “mole mole” colocar um painel LCD no lugar de outro e que “não requer prática nem habilidade”!
 Isso é só papo de vendedor que está querendo te vender uma tela!!!!!!
 Na verdade até podemos realmente fazer a troca de uma tela de um determinado modelo por outra, mas isso na verdade só compensa se:

 - Estivermos em uma daquelas situações onde a tela quebrou nas nossas   mãos e temos de devolver o TV ao cliente, pelo menos da mesma forma
  que nos foi entregue!
 - Temos uma tela em boas condições, guardada em nossa sucata, que pode
ser colocada no lugar de outra e, assim, podemos reduzir o valor de um
orçamento, de troca de tela, fazendo com que o cliente aprove a execução
do serviço!
 Fora essas situações, pelo menos na minha opinião, não é uma coisa compensadora fazer este tipo de procedimento, pois além do valor de uma tela não ser dos mais baixos (fato inclusive pelo qual normalmente nem nos atrevemos a dizer ao cliente o valor de um orçamento para a troca de uma tela), o trabalho envolvido em modificações e adaptações, acabam por nos tomar tanto tempo que, no final, pode não compensar com o valor que pode ser cobrado!
 Outro detalhe é que, em geral, as telas que podem ser substituíveis, são para TV’s de baixa qualidade, antigos e que em sua maioria nem tem TUNER DIGITAL (não sintonizam os canais digitais) e nem são HDTV e muito menos FULL HD!
 Ou seja, dá prá fazer, mas, no fim, não compensa!
Mas veja que aqui eu estou colocando a minha opinião profissional e não uma regra que deva ser obedecida!
 Apenas citei os detalhes envolvidos nessa situação e que normalmente não vão ser informadas por quem quer tentar te vender uma tela!!!!!
 Então, pense nos pros e contras antes de se decidir pelo que fazer!
 Quer saber mais sobre como diagnosticar as falhas das telas LCD, placas T-CON e também das placas V_COMM (não sabe o que é uma placa V_COMM? Então é ainda mais interessante para você vir participar de nosso treinamento).
 Dia 25 de Abril estarrmos mais uma vez realizando um de nossos encontros técnicos no auditório do IATEC, na Praça Tiradentes, Centro do Rio!
 Mande-nos um e-mail ou nos ligue e se informe sobre como se inscrever para este treinamento!
 Não é um treinamento apenas com teoria de funcionamento, pois nosso trabalho sempre foi e continua sendo o de levar ao técnico informações reais de bancada, dicas de reparação, que vão permitir aos participantes poderem reduzir o tempo de análise para a conclusão de um orçamento!
 E lembre-se: TEMPO é DINHEIRO!
 Quanto mais rápido (em menos tempo) você consegue diagnosticar uma falha e informar ao cliente o valor do reparo, mais fácil será que ele aprove a realização do serviço (dinheiro entrando)!
 Veja este exemplo de falha mostrado abaixo:


 Em geral, o sintoma diz aos mais apressados que se não for um mal contato em algumas linhas de comunicação de um dos FLAT’s RSDS que ligam a T-CON à tela, será a própria tela defeituosa!
É isso mesmo?
Não!!!!
Existem outros pontos que podem causar este mesmo tipo de falha!
Um deles é a própria placa T-CON com alguma falha de alimentação em uma de suas etapas ou na V_COMM.
Ou seja, muitos TV’s tiveram seu destino selado de forma errônea, por um diagnóstico apressado!
Lembre-se de que a pressa ainda é e sempre será a “inimiga da perfeição” e aqui também inimiga do seu bolso, pois se você condenou um TV por achar que o defeito era tela, só de olhar o sintoma acima, pode ter perdido uma ótima oportunidade de retirar um único capacitor SMD de uma placa V-COMM e ganhar uma boa grana!

Quer saber mais?
Quer ter contato com pessoas que trabalham no dia a dia da reparação e realmente podem te ajudar a solucionar vários problemas que surgem em sua oficina?

Aproveito a oportunidade para informar também que estamos marcando para o mês de Maio, a nossa turma de CFTV com INSTALAÇÃO de CONFIGURAÇÃO de CÂMERAS, DVR’s e ACESSO REMOTO VIA INTERNET!
Este será um treinamento voltado a trabalhos práticos como foi o nosso evento de Março em que realizamos atualizações de software nos TV’s dos alunos!
Neste evento de Maio, que será restrito a uma pequena quantidade de alunos, para que se possa atender a todos durante a aula, vamos demonstrar e ensinar como instalar as câmeras, os DVR’s e realizar, na prática, a configuração do acesso remoto pela internet e via celular das imagens das câmeras!
Entre em contato e faça sua inscrição, pois só temos ainda 8 vagas disponíveis para este evento!
 Venha participar de nosso clube, o Clube do Técnico – RJ!
 Não temos filiais! Não temos representantes!
 Se não tiver a sigla “RJ”, não é Clube do Técnico!
 Fale com a gente:
 Nosso novo e-mail:
clubedotecnicorj@gmail.com
 Nosso site:
http://clubedotecnicorj-pro-br7.webnode.pt/
 Nosso grupo no FACEBOOK:
https://www.facebook.com/groups/clubedotecnicorj/
Nossa loja virtual onde você pode adquirir nossos livros no formato E-BOOK:
https://clubedotecnicorjprobr.tudonavitrine.com.br/
 E nossos telefones de todas as operadoras:
25966942 – 998394668 (vivo) – 980967832 (tim) – 975674947 (claro) – 985792128 (oi) – 998109037 (vivo) e 35872095 (net fone), de segunda a sexta feira, entre 10h e 18h!
Até a próxima se DEUS quiser!!!
 Fernando José é Técnico de Eletrônica e trabalha a mais de 30 anos com técnico na área de reparação de eletro eletrônicos e instrutor!
Atualmente, trabalha na TECHNO AV em Icaraí, Niterói e é autor de vários livros técnicos direcionados justamente a manutenção de TV’s e outros equipamentos!
Também é o editor e distribuidor do boletim técnico “Clube do Técnico em Revista” que é distribuído aos técnicos via e-mail e também pode ser encontrado nos balcões das principais revendas de componentes eletrônicos do Rio e cidades vizinhas!



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