sábado, 19 de julho de 2014

Jornal Ícone - Ed. 218: Banimento das "máquinas assassinas"

Carlos Dei

 Muito utilizados por fotógrafos e cinegrafistas para fotos ou tomadas aéreas de eventos, como casamentos; para trabalhos arriscados para o ser humano ou em ambientes hostis, radioativos; para recolher lixo tóxico, os drones (aparelhos voadores, remotamente comandados) têm se tornado uma febre para um nicho de mercado ainda seleto devido ao alto custo dos mesmos. Fase simpática, com robôs que ajudam paraplégicos a recuperarem seus movimentos, etc.
 Utilizados também como aparato militar e de vigilânica esses “brinquedinhos tecnológicos” mais uma variada gama da robótica vêm “revelando” seu lado Chuky, quando são transformados em máquinas assassinas de humanos. No mês de junho, um relatório da organização Human Rights Watch pediu o banimento das armas robotizadas e autônomas. "Como máquinas inanimadas, armas totalmente autônomas não podem verdadeiramente compreender nem o valor de uma vida individual, nem o significado de sua perda", afirma a nota da entidade.”
 A questão chegou a um ponto insuportável, levando a Onu (Organização das nações Unidas) a se reunir pela primeira vez para discutir a “ética” dos “robôs assassinos”; pesquisadores e especialistas em robótica e ex-comandantes militares a debater em Genebra, Suíça, os avanços atuais destas “armas letais autônomas”.
“Desde Asimov, muitas têm sido as preocupações com o risco do surgimento de máquinas assassinas. A sociedade por confiar que demoraria a chegar o futuro, não se preparou para o veloz advento destas armas “e agora terá que lutar para evitar que o problema atinja um ponto sem volta”, o que torna urgente a adoção das três leis da robótica, de Asimov: 1ª: um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão, permitir que algum mal lhe aconteça; 2ª: um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariarem a Primeira Lei; 3ª: um robô deve proteger a sua integridade física, desde que, com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.
 O Japão adotou a primeira lei de Asimov, em 2006; A Rússia equipou suas bases de mísseis com essas “máquinas assassinas autônomas”; uma empresa da África do Sul colocou no mercado robôs para combater manifestações sociais; “De acordo com uma pesquisa da ONU, civis foram mortos em 33 ataques com drones ao redor do mundo. No Paquistão, de 2.200 a 3.300 pessoas foram mortas por ataques de drones norte-americanos desde 2004, 400 dos quais eram civis. De acordo com os últimos dados do Ministério da Defesa do Paquistão, 67 civis foram mortos em ataques de drones no país desde 2008”.
----
 Enquanto isso:

Novas regras para serviços de telecomunicações entram em vigor

 A partir do dia 8, ficou mais fácil cancelar serviços de telefonia fixa e móvel, internet e TVs por assinatura. O cancelamento poderá ser feito por telefone, terminais ou internet, sem necessidade de falar com atendentes. O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela internet ou pelos terminais.
 Esses benefícios estão previstos no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), que entra em vigor nesta terça-feira. Com o RGC, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) busca diminuir o número de reclamações feitas por consumidores a sua central de atendimento. Leia artigo completo em http://jornalicone.blogspot.com.br
---
 Fabricação dos transistores de película fina mais finos já feitos até hoje abre caminho para produção de telas flexíveis e transparentes com “mobilidade de portadores” 100 vezes melhor do que os atuais no mercado, sem o risco de trincar e afetar o desempenho do circuito por inteiro.
---
 Informações quânticas foram transmitidas via satélite pela primeira vez.
 Como a grande maioria das comunicações é feita com a intermediação dos satélites, este é um passo essencial para a disseminação da tecnologia e o advento de uma nova classe de transmissão segura de informações.
 Na comunicação quântica, os bits são armazenados nos estados quânticos de partículas de luz individuais - fótons -, o que permite tirar proveito de fenômenos como o entrelaçamento, a superposição e o teletransporte.
 O recorde de distância para a transmissão quântica de informações era de 144 km, uma marca alcançada em 2012 por uma equipe europeia usando um telescópio nas Ilhas Canárias.”

---
 Bateria de lítio para tecidos - As roupas inteligentes, os tecidos eletrônicos e os computadores de vestir ainda não apareceram na coleção desta estação, mas são promessas sempre repetidas.
 Um dos desafios é que todas essas tecnologias exigem fontes de energia adequadas - especificamente, baterias recarregáveis que possam ser tecidas nas roupas juntamente com os circuitos eletrônicos flexíveis.
 Isto agora ficou mais próximo da realidade graças a cientistas chineses, que desenvolveram a primeira bateria de íons de lítio em forma de fios.
 Eles usaram seus fios recarregáveis para tecer as baterias, que são flexíveis, elásticas, e, segundo eles, totalmente seguras, ou seja, à prova de explosões.
 A maior parte dos sucessos nessa área vinha sendo obtida com supercapacitores. Mas tudo fica mais fácil - do ponto de vista de chegar ao mercado - com as baterias de lítio e sua elevada densidade de carga.

Abraços!


 Com informações do site www.inovaçãotecnológica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário