sábado, 19 de julho de 2014

Jornal Ícone - Ed. 218: Saiba mais como usar os modernos conectores para TV




Waldyr Souto Maior



Em dezembro de 2013 desenvolvi um artigo sobre conectores de TV e muitos leitores me sugeriram lançar uma outra matéria, esclarecendo mais sobre as vias de alguns dos modernos conectores e como utilizar a porta USB e SD em determinados aparelhos. As maiores dúvidas abordadas estavam relacionadas com os conectores VGA, HDMI, SD e USB.

Conector VGA:

 Este conector permite transferir o sinal RGB analógico de um computador para a TV.

 Os principais sinais que circulam por este conector são: R,G,B que são semelhantes àqueles que entram na placa do tubo de imagens, e os sinais de sincronismo horizontal e vertical, que servem para definir a posição correta de tudo que vai aparecer na tela do aparelho.
 Além destes sinais, temos as vias de dados e clock, que permitem que haja uma conversa entre o PC e a TV, de forma que as configurações possam ser controlados pelo microprocessador.
    Para entender melhor as ligações, veja a seguir o conteúdo de cada pino:

1 - (R) RED - Sinal vermelho – 0,7 Vpp / 75 Ω
2 - (G) Green – Sinal verde – 0,7 Vpp / 75 Ω
3 - (B) Blue – Sinal azul – 0,7 Vpp / 75 Ω
4 - N.C. – Não conectado.
5 - Terra
6 - Terra
7 - Terra
8 - Terra
9 - + 5Vdc
10 - Terra
11 - N.C.
12 - SDA – Serial Data
13 - H-sync  - Sincronismo Horizontal
14 - V-sync  - Sincronismo Vertical
15 - SCL - Serial Clock

Conector HDMI

    Este conector foi desenvolvido para substituir o antigo conector DVI que, apesar de permitir uma conexão digital de alta definição, não incluía o áudio.

 O conector HDMI inclui vídeo e áudio digital de alta definição, e é muito utilizado para introduzir na televisão, sinais provenientes de HD-DVD, Blue Ray, Set-up-box com saída digital, receptores digitais de canais fechados de TV, Play Station 3, e qualquer outro dispositivo que ofereça saída digital.

Seus pinos são:

1 - D2+ Data channel
2 - Terra
3 - D2- Data channel
4 - D1+ Data channel
5 - Terra
6 - D1- Data channel
7 - D0+ Data channel
8 - Terra
9 - D0- Data channel
10 - CLK+ Data channel
11 - Terra
12 -CLK- Data channel
13 - Easylink/CEC Control channel
14 - N.C.
15 - SCL
16 - SDA
17 - Terra
18 - +Vcc 5V
19 - HPD Hot Plug Detect
20 - Terra

Conector USB

    Os conectores USB são muito práticos e, graças à sua grande flexibilidade, além de ser usado para a conexão de sinais de todo tipo, ele inclui vias para alimentação dos dispositivos.



 Este conector possui 4 pinos classificados da seguinte maneira:

1 -+Vcc 5V
2 - Data (-)
3 - Data (+)
4 – Terra

Entrada para Cartão SD

 Uma novidade em matéria de conexão são as entradas para cartão SD. Com estas entradas, basta tirar o cartão da câmera, do celular, do tablet ou do smartphone e colocá-lo na entrada lateral da TV.
 Este processo permite acesso a fotos, vídeos e músicas de uma forma fácil e sem fios.
 Entretanto, deve-se observar os formatos de vídeo, imagens e áudio previstos em cada modelo de aparelho. Leia o manual.

Como usar a porta USB da TV LG LH20R para assistir filmes




O manual da TVs LCD LG LH20R informa que sua porta USB é destinada apenas para serviços. Entretanto, é possível configurar esta porta para assistir vídeos e imagens JPEG. Siga os seguintes passos:
1 - Pressione o botão menu no controle remoto e botão de menu no lado da TV ao mesmo tempo e mantenha-os pressionados por mais de 5 segundos.
2 - Ao ser solicitada uma senha, digite ‘0000’ no controle remoto. O Menu de Serviço aparecerá.

3 - Selecione  a opção Tool 2 e pressione “ENTER”. Um novo menu aparecerá.
4 – Selecione “USB”
5 - Pressione a seta para a direita no controle remoto para mudar o parâmetro de ‘0’ para ‘1’
6 - Pressione a tecla “Retorno” no controle remoto para sair do menu.
Obs: Quando você pressiona o botão do menu o ícone ‘USB’ estará ativado, o ícone “INPUT” desaparecerá, substituído pelo ícone “USB”.
Se você quiser que o ícone ‘INPUT’ também apareça, ative o Bluetooth em Tool na opção 2. Agora um total de 8 ícones irão aparecer no menu, incluindo o ícone “Bluetooth”, embora não haja hardware bluetooth no aparelho.
 Agora você poderá introduzir um cartão de memória USB ou drive USB com seus filmes desejados.
 Se você pretende continuar atualizado, não deixe de fazer um curso na ESATE. Além dos cursos práticos de TV de LCD e LED, estarei ministrando na ESATE outros cursos interessantes como: Eletrônica Analógica e Digital, Computação e Internet para Técnicos, Manutenção de Computadores, Projetos Eletrônicos, Conserto de Monitores LCD e LED, etc...
 Colabore também com a nossa classe profissional, associando-se à ASFETEB, a associação que existe com o único propósito de ajudar os técnicos com orientações, esquemas, materiais, cursos e empregos.
 Acesse nosso site: www.wix.com/novaasfeteb/esate ou envie um e-mail para: esate.asfeteb@ig.com.br, solicitando maiores informações. Fique com Deus !
 Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica na ESATE, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-presidente da Asfeteb (Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil: esate.asfeteb@ig.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário