sábado, 19 de julho de 2014

Jornal Ícone - Ed. 218: Trabalhando com CFTV


Paulo Roberto

 Vou, neste artigo, abordar alguns itens que possam ajudar os colegas que estejam trabalhando ou que queiram se aventurar no ramo de instalação de CFTV. Como sempre digo, o técnico reparador deve abrir seu leque de opções e a área de segurança está sempre aquecida com novidades as quais temos que estar se atualizando.

 

 Primeiramente, veremos uma tabela para auxiliar o instalador na definição da câmera a ser escolhida ou caso haja alguma, saber definir a lente a ser colocada para melhorar o rendimento da mesma.

 Observe na figura 1 que temos uma imagem a ser visualizada pela câmera, portanto a combinação entre a distância e tamanho da lente obedecem uma receita de melhor imagem que está estabelecida na tabela apresentada.  Se a câmera a ser colocada não possui a lente, então faça a verificação de Largura (H) e Altura (Vertical) a serem captadas pela câmera para que assim possa se estabelecer a lente associada à distância que a câmera estará em relação ao objeto visualizado.

 Figura 1


 Estamos considerando aqui, lentes e câmeras de 1/3" e também temos que abrir uma margem de aproximadamente + 10% de diferença entre a área definida e o resultado encontrado. As lentes indicadas na tabela são as lentes mais comuns do mercado, podendo haver variações de acordo com o fabricante
 Na figura 2 podemos ver uma câmera que pode ser utilizada neste tipo de instalação, porém esta apresenta uma lente ajustável manualmente para procura do ponto focal e utilização em outras distâncias.


Figura 2



 Outro item a ser mencionado é a utilização de câmeras noturnas, as quais estão sendo apresentadas ao mercado nos mais diversos tipos e tamanhos, onde os recursos que cada uma apresenta fazem um diferencial em relação a sua utilização na instalação. Na figura 3 o leitor poderá ver este tipo de câmera onde temos leds infravermelhos que geram a iluminação para a captação da imagem noturna. Este tipo de iluminação não é visível pelo olho humano, mas o CCD interno na câmera capta a imagem pela ajuda desta iluminação. A maneira do leitor comprovar este tipo de funcionamento seria utilizar o CCD interno da câmera de seu celular para visualizar a luz emitida pelos controles remotos, inclusive muitos colegas utilizam esta técnica para comprovar o funcionamento dos remotos de seus clientes.


Figura 3







 Na câmera utilizada como exemplo na figura 3, temos que verificar sempre suas especificações, pois os pontos principais em uma compra e consequentemente na utilização pelas suas necessidades devem ser vistos na especificação técnica do manual. 

 Os principais itens que nos importa para instalação são: o alcance dos leds e a lente a ser utilizada. Estes parâmetros variam de uma câmera para outra, portanto fique ligado. O alcance dos leds, por exemplo, podem até chegar a 80 metros e, consequentemente, como este fato está associado ao alcance da imagem em relação à distância a ser calculada, temos que ter uma lente compatível para a distância escolhida e sua cobertura de luminosidade dos leds.


 Paulo Roberto dos Santos é Pedagogo,Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp. Paulo Roberto é autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita,colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 25 anos 

Um comentário:

  1. ola, tenho uma camera com as specs abaixo e modelo giga gs0053
    Função day/night - dia/noite

    • Smart IR, distância do infravermelho de até 30m (98 pés)

    • Até120 dB de WDR óptico (Faixa dinâmica ampla)

    • DNR 2D/3D (Redução de ruído digital)

    • Ultra 265, H.265, H.264, MJPEG

    • Algoritmo inteligente integrado

    • Transmissões triplas

    • ROI (Região de interesse)

    • Modo corredor 9:16

    • OSD personalizado

    • Compatibilidade ONVIF

    • Temperatura de Operação: -35 °C a 60 °C (-31 °F a 140 °F)

    AQUAL DISTANCIA TENHO QUE COLOCAR DO CARRO PARA TER 40% DE ACERTIVIDADE

    ResponderExcluir