sábado, 19 de julho de 2014

Jornal Ícone - Ed. 218: Falando das fontes dos TV’s LCD e PLASMA!

- Novo local dos Treinamentos do Clube do Técnico – RJ

- Lançamento do novo livro do Instrutor Fernando José


Fernando José

 Olá para todos os amigos, alunos e leitores da minha coluna!
Vou iniciar hoje, agradecendo a presença dos 55 alunos que mesmo estando o nosso país em “ritmo de Copa do Mundo”, estiveram presentes na inauguração do nosso novo espaço de treinamentos, agora com muito mais conforto tanto para o transcorrer das nossas aulas, quanto para os momentos de descontração, durante o nosso café da manhã e o coffee break do intervalo dos nossos eventos!
 Agora, no auditório da FASP – RJ (Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro) é possível atender da melhor forma, aos nossos alunos e proporcionar a melhor experiência em treinamentos técnicos e convivência com todos os participantes!

O evento do dia 14 de Junho, quando tratamos das Fontes de Alimentação dos TV’s LCD e LCD LED da TOSHIBA e PHILIPS deu a largada para o uso desse novo local que fica bem no centro do Rio, pertinho da famosa Rua República do Líbano.
 Anote então nosso novo endereço que é: Rua Senhor dos Passos 241, 1º andar, na esquina da Rua Tomé de Souza. Continuamos em uma localização que dá a maior facilidade de acesso de todos os locais da cidade e de todo o Grande Rio, Baixada Fluminense, cidades vizinhas e também para quem vêm de outros estados pela Rodoviária Novo Rio e Aeroportos Santos Dumont e Galeão!
 Veja abaixo o mapa de localização do auditório da FASP-RJ para você poder chegar lá com facilidade:
 Veja abaixo alguns momentos do evento do dia 14 de Junho e anote a data do nosso próximo treinamento que será no DIA 19 DE JULHO e vai tratar do tema: DICAS e MACETES de REPARAÇÃO dos TV’s LG, LCD – LCD LED – PLASMA e OLED!
Faça sua inscrição antecipada através de depósito bancário e tenha desconto no valor da taxa de inscrição!
 Informe-se pelos nossos e-mail’s:
Visite nosso site e conheça um pouco mais sobre nós:
Fale também pelo SKYPE do Clube: clubedotecnico@live.com
E faça parte da nossa comunidade no FACEBOOK:

 Você também pode falar com a gente pelos nossos telefones, de 2ª à 6ª feira das 10 da manhã às 18 horas: 25966942 – 998394668 (vivo) – 980967832 (tim)  – 975674947 (claro)  – 985792128 (oi)  – 996409617(vivo)  – 35872095 (net fone)







 Neste evento do dia 14 de Junho, ocorreu também o lançamento do meu mais recente trabalho editorial.
O novo título é “USANDO o REMOTO de SERVIÇO da LG”!

 O mesmo já se encontra disponível para venda através do nosso e-mail e também no formato E-BOOK (livro eletrônico) através do site do HOTMART, no link que segue abaixo: http://www.hotmart.com.br/show.html?a=F1998062F

 No site do HOTMART, www.hotmart.com.br , você pode encontrar também todos os outros livros de minha autoria e também o novo livro do Profº Paulo Brites, no formato E-BOOK e pode fazer as compras utilizando seu cartão de crédito!



















 Agora, para fechar esta coluna, vamos falar um pouco sobre os métodos de analise e reparo das fontes de alimentação dos TV’s LCD, LCD LED, OLED e PLASMA:

 Tenho visto que ainda temos muitos colegas que têm dúvidas em relação à forma com se pode e se deve fazer para testar essas fontes sem o comando da MAIN UNIT que é de onde sai o comando POWER ON para que a fonte entre em operação completa.
Isso é compreensível, pois um erro pode causar a necessidade da troca pura e simples de uma placa de fonte que no caso do erro “não” ter ocorrido, poderia ter sido facilmente reparada com a troca de uns poucos componentes.

 Então vou, a partir dessa matéria, escrever uma sequência que permita a quem acompanhar a mesma, ter uma noção do que se deve e o que não se deve fazer para testar essas fontes!

Começamos pelo primeiro erro que a maioria comete: Desprezar o uso da lâmpada série durante os testes!

 Infelizmente ainda existem muitos que dizem que utilizar uma lâmpada série para testar essas fontes é perda de tempo!
Para esses fica o aviso de que “É MELHOR PERDER UM MINUTO NA BANCADA DO QUE TER PERDA TOTAL DE UMA PLACA DE FONTE EM UM MINUTO”!
Mas ai é claro, deixo isso a critério de cada um.
 Lembre-se de que em muitas situações, teremos que simular o POWER ON para que a fonte entre em funcionamento total. Isso será obviamente feito sem a conexão da fonte com a MAIN UNIT, onde temos algumas linhas que permitem acionar a proteção, desligando a fonte assim que se detecta algum tipo de erro.

 Se estamos ligando a fonte sem a conexão da MAIN UNIT, obviamente já sabemos que a fonte não será desligada se houver algum tipo de erro e neste caso, o uso da lâmpada série vai nos dizer se existe algum consumo excessivo (em geral, um curto circuito) que pode gerar danos maiores ao circuito da fonte e nos dá tempo para puxar a tomada!
 Se você tem dúvidas sobre o uso da lâmpada série na reparação, além de nossas aulas, onde sempre comento sobre isso, deixo a dica de lerem sobre isso no site do amigo Paulo Brites em www.paulobrites.com.br, pois foi ele o responsável por popularizar o uso correto da lâmpada série na reparação de equipamentos eletrônicos da forma correta aqui no Brasil.

 Outro erro comum que tem feito alguns “desavisados” ou “orientados de forma errada” por terem seguido informações incorretas ou imprecisas, é achar que se acionamos o POWER ON e todas as tensões apareceram, significa que a fonte está perfeita e que o TV não liga por falha na MAIN UNIT!
 Temos de lembrar que quando tratamos de uma fonte de alimentação, por mais simples que ela seja, duas grandezas estão em jogo: TENSÃO (ou voltagem) e CORRENTE (amperagem).
Sabemos que é possível ter TENSÃO sem ter CORRENTE e ai é que o experto e o mal informado entram pelo cano!

 Esquecem por exemplo, de lições práticas lá da época do Rádio onde um receptor de rádio alimentado por pilhas, que se apresenta inoperante e que não apresenta tensão nenhuma em seus circuitos quando ligado, embora possa este fato indicar a presença de um curto circuito em alguma etapa do aparelho, em geral tinha como origem da falha, as pilhas que ao serem verificadas em um voltímetro, apresentavam uma tensão normal de 1,5volts, mas ao serem ligadas ao circuito do rádio apresentavam “0”volt por estarem sem capacidade de fornecimento de corrente!
O mesmo pode ocorrer em qualquer fonte de alimentação. A mesma pode ligar, apresentar uma tensão em sua saída, aparentemente normal quando a mesma não está ligada a sua carga (no caso dos TV’s LCD e PLASMA, as cargas seriam a MAIN UNIT e o INVERTER).
 Então, devemos lembrar que além da lâmpada série na entrada da fonte, devemos simular um consumo, uma carga nas saídas da fonte, de forma que ao simular o comando de POWER ON, essas tensões sejam submetidas a um consumo similar ao que a MAIN UNIT e o INVERTER iriam produzir.
 Na coluna do próximo mês, vamos analisar como simular essas cargas!
 Até a próxima edição se DEUS quiser!!!!

 Fernando José é Técnico de Eletrônica, especializado no setor de manutenção de eletro eletrônicos de uso doméstico.
 Trabalha com reparação a cerca de 34 anos e a 29, atua também como Instrutor, sendo atualmente o diretor e instrutor do Clube do Técnico – RJ.
 Também atua como editor e escritor de livros técnicos, possuindo vários títulos publicados sobre a reparação de TV’s CRT,LCD, LCD LED e PLASMA!
 É ainda, o editor e distribuidor do Boletim Técnico do Clube do Técnico – RJ que é um meio informativo para os técnicos que é encontrado nas revendas de produtos e componentes eletrônicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário