sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Jornal Ícone ed. 202 - Como enganar o micro nos televisores


Waldyr Souto Maior

Talvez o sintoma mais apresentados pelos televisores com telas de PLASMA, LCD ou LED seja aquele em que o aparelho se recusa a ligar, ou seja, sai de standby momentaneamente, desligando em seguida.






O setor que muito dá defeito nesses televisores e acaba provocando esse tipo de sintoma é o Back Light.
Seja por problemas com as lâmpadas, nas suas conexões ou na placa eletrônica, o circuito INVERTER possui um pequeno integrado que, além de gerar a freqüência de chaveamento, possui no seu interior um circuito de controle que monitora o STATUS de corrente e tensão das lâmpadas, a fim de desligar a alimentação da placa para proteger a mesma contra uma carbonização e as lâmpadas contra uma queima por sobretensão.
A figura 01 exibe parte do circuito INVERTER de um televisor Toshiba, onde podemos ver os conectores de algumas lâmpadas e os diodos detectores de erro.












Os diodos dos circuitos detetores de erro de cada grupo de lâmpadas são ligados em duas linhas que seguem para dois pinos do CI de controle (Vs1 e Vs2). Veja a figura 02




















Assim, quando há uma alteração de corrente ou tensão sobre qualquer dos dois grupos de lâmpadas, o CI de controle libera uma tensão de erro através do pino (FAIL), que segue para a placa do micro, via pino 6 do conector com o nome de “INV ERR”. Veja figura 03.



Nos televisores SONY da linha Bravia, essa informação passa pela fonte, antes de ir para a placa do micro.


















Nestes aparelhos, quando está desarmando por proteção, podemos enganar o micro instalando um resistor de 2K2 entre o pino 4 e o terra do conector que entra na placa do INVERTER, como mostra a figura 05.













Assim, sendo problema relacionado com as lâmpadas, o aparelho aceitará ligar com som normal e tela apagada.
Existem vários outros tipos de proteção e formas diferentes para enganar o micro e ajudar nas conclusões sobre a localização do defeito. Em janeiro estarei iniciando na ESATE, turmas de Conserto de TV com telas de Plasma, LCD e LED e Investigação de defeitos nesses aparelhos com instrumentos. Vejam outros cursos no nosso anúncio localizado na página anterior do jornal: Monitor LCD; Projetos; Tv Philips PT; Circuitos de Sintonia.

Como estamos na reta final do ano de 2012, resolvi, em meu nome e no da ASFETEB, agradecer a todos os Sócios e alunos que nos prestigiaram e ajudaram durante mais um ano nesta árdua tarefa de manter acesa a chama da nossa profissão de técnicos reparadores de aparelhos eletrônicos.
Nas fotos em anexo, registramos alguns alunos e associados que representam tantos outros que nos ajudaram durante todo o ano de 2012. Obrigado pessoal!!! FELIZ NATAL e BOAS ENTRADAS DE 2013!!
 Acesse nosso site: www.wix.com/novaasfeteb/esate . E não deixe de se relacionar conosco também através do Facebook e-mail esate.asfeteb@ig.com.br , você estará em contacto comigo e com outros amigos da profissão e poderá obter consultas com profissionais e professores. Maiores detalhes, ligue para a (21)2655 0312. Fique com Deus!
Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica na ESATE, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-presidente da Asfeteb (Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil: esate.asfeteb@ig.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário