quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Jornal Ícone Ed. 202 - A internet é segura? Internet para Técnicos

Wilson Batista de Melo


Olá amigos! Dando continuidade ao nosso trabalho, informaremos nesta edição dicas sobre Internet.
A internet foi criada para facilitar a vida do homem, mas é usada diariamente por pessoas mal intencionadas para obterem informações sigilosas, como dados de residências, dados importantes de contas bancárias, senhas e números de cartão de crédito.
Para se proteger de hackers e demais ameaças, basta cuidar do computador como se estivesse cuidando de uma criança pequena ou alguém de sua família.
Usuários domésticos devem seguir essas dicas:
Atualizar seus PC (uso doméstico) e usar sempre produtos originais. Segue uma lista
Sistema operacional;
Antivírus;
Não usar Pen Drive de origem duvidosa;
Evitar redes sem fio;
Não abrir e-mails desconhecidos (exemplo: veja a minha foto que tirei na viagem). Podem ser vírus, costumam ter um link, que quando clicado, contamina o PC.
Com essas dicas, seu PC de uso doméstico estará protegido de ameaças.
Já empresas têm que ter seguranças específicas porque contêm informações confidenciais e são alvos de criminosos.
O PC residencial é alvo quando o seu dono acaba clicando em links que não conhece, ou abrindo e-mails desconhecidos. Com isso, a invasão ocorre fácil, o ideal e não abrir e-mail desconhecido.
O seu PC infectado pode estar abastecendo hackers com informações confidenciais ou apenas estragando seu PC. Às vezes, você nem sabe que seu PC tem vírus, por isso é preciso atualizar o antivírus diariamente. Uma máquina contaminada fica exposta a terceiros, que utilizam informações particulares que são suas.
Os hackers são indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, um decifrador.
Quando houver alguma informação pessoal roubada por terceiros em seu computador (PC), procure a Polícia Civil ou a Polícia Federal.

INTERNET PARA TÉCNICOS

Hoje, a internet é uma ferramenta indispensável, com ela, e podemos comprar componentes, esquemas e ferramentas que são difíceis de encontrar. Além disso, podemos adquirir informações úteis, e também algumas coisas gratuitas. No final vou indicar diversos sites confiáveis e parceiros que ajudaram e colaboraram com nosso livro.

Com um modem 3G você tem acesso à internet, é simples, prático e acessível.  Algumas operadoras só cobram tarifa quando é feito o acesso na rede. O padrão 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel, substituindo a 2G.  Nos Estados Unidos já existe a 4G.
O modem 3G, é um aparelho pequeno, que contém um chip 3G de qualquer operadora e um conector USB para ser conectado em qualquer computador, levando a internet para sua residência. Na foto abaixo, um modelo, dentre vários que existem.
Sites Confiáveis:
www.esquemafacil.com.br /www.burgoseletronica.net/ www.equibancada.com.br/
www.decolar.com /www.walmart.com.br/ www.componentesfacil.com.br/ www.jornalicone.blogspot.com
Mai uma vez lembramos aos amigos que estas dicas e outras encontram-se detalhadas em meu livro "Dicas e Ferramentas para Técnicos de Televisão".
Contatos de SP: esquemafacil@hotmail.com
RJ: livoteceditora@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário