quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Jornal Ícone - ed. 202 - Software da MAIN BOARD das TV’s LCD, LCD LED e PLASMA – Algumas considerações!

Fernando Asaphe Jr.

Como temos recebido inúmeras perguntas relativas a atualização de SOFTWARE destes equipamentos e este procedimento envolve, de certa maneira, o uso da informática, em minhas pesquisas para preparar alguma informação, deparei com este tutorial no Portal do Fórum Eletrônica Geral, que acredito poderá esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto pois todas as dúvidas com certeza não serão nunca possíveis de serem eliminadas de uma única vez.
É claro que é necessário ter em mente que atualizar um SOFTWARE por quaisquer que sejam os meios ou modos de se fazer esta ação, sempre irá envolver um risco.
Mas afinal, corremos riscos desde a hora em que acordamos até a hora de dormir, não é mesmo???
Outra coisa é ter em mente que uma atualização de SOFTWARE não vai ser a solução de todos os problemas do mundo e que um TV que nem mesmo tenha a sua tensão de STAND BY, nunca poderá ser consertado através de uma atualização deste tipo e de tipo nenhum, pois aí o defeito será de HARDWARE (componentes danificados) e não de SOFTWARE.
Importante citar também que tem muita gente por aí vendendo “gato por lebre”, fornecendo e/ou vendendo material e informação sobre atualização que copiou de algum lugar (sem citar de onde) e que nem mesmo sabe utilizar!
Muitos técnicos iniciantes têm receio em atualizar um software de televisor ou qualquer  tipo de aparelho que há a necessidade de atualizar pois, infelizmente, ainda temos muitos que não se renderam à necessidade de estar atualizado (não a TV mas o técnico) com as necessidades técnicas atuais.
Lembro de que, quando meu pai ganhou o primeiro computador (ainda um 386), quando trabalhava na LG onde, já em inícios da década de 90, já se tinha computador na bancada para os técnicos.
Então lembrem-se de que “se atualizar” é preciso!!! 
Bom, dando início ao tema, devemos ter em mente que uma atualização errada pode matar a MAIN BOARD, ou seja, se a placa estava funcionando mal, e agora deixou de funcionar totalmente, aí vem um grande problema!
Vamos dizer que você passou por isso, o televisor nem acende mais o LED de STAND BY, aí, meu amigo, não tem como utilizarmos nossa interface ou (Jig de atualização) que não vamos obter sucesso, a única saída é o que vou explicar abaixo:

Todo software é armazenado em um circuito integrado, cujo nome chamamos de memória flash, esse dispositivo é como se fosse um disco rígido, como podem ver que muitos pen drivers utiliza uma flash interna.
Mostrei essa flash acima porque é a que vamos utilizar como exemplo em nosso tutorial, vamos utilizar uma Placa principal da LG utilizada no modelo 42LH35FD, vamos retirar a Flash efetuar a leitura, essa está com o software perfeito será somente como exemplo, podendo ser utilizado para gravação em outra flash com defeito.

Essa placa utiliza a flash NAND01GW3B2BN6 – TSOP48

Nós trabalhamos com o Programador da marca Xeltek – modelo 5000E, só que pode ser qualquer marca que suporte esse dispositivo.









Retiramos a Memória Flash da placa










Colocamos no módulo do programador









Configurando o programador












Veja que localizamos o componente e o fabricante.












Programador informou qual tipo de adaptador devo utilizar no meu caso é o CX1004












Imagem acima já esta pronto para começar a leitura












Veja que aí já está efetuando a cópia, está em 40% da leitura














Aí já terminou a cópia programador esta informando que a leitura foi OK


Clicando em Buffer é mostrado o software copiado em HEX, depois disso só salvar e guardar em seu pc para ser utilizado na hora que precisar, veja que somente assim podemos salvar uma placa principal, placa SSB, MAIN UNIT, como queira chamá-la, que esteja morta.
Espero que o assunto abordado tenha sido de utilidade e espero ter a sua atenção na próxima edição se DEUS quiser!

Fernando José Asaphe é Técnico de Informática e Montagem e Manutenção de Computadores e Redes e faz parte da equipe do Clube do Técnico - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário