quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Jornal Ícone ed. 202 - Hoje tá difícil? Antigamente era melhor?

Fernando José

Prestação de contas e Dicas Técnicas!
Meus amigos, chegamos ao final de mais um ano e como de costume devo prestar contas do trabalho realizado por mim e pela equipe do Clube do Técnico – RJ.
Este ano fizemos avanços em nossa grade de cursos com novos temas e a atualização de outros.
Vamos iniciar o ano de 2013 já com mais um tema em parte novo e em parte atualizado. Vamos tratar da análise de falhas da imagem nos TV’s LCD e LCD LED dando uma noção melhor de como diagnosticar onde se localiza a origem do problema, se na MAIN UNIT, na T-CON ou na própria tela.
Tenho a certeza de que o trabalho que realizamos tem dado frutos nestes quase 30 anos em sala de aula, tanto que muitos já copiam há algum tempo minhas ideias e sugestões sobre o uso das tecnologias a nosso favor.
Não estou aqui reclamando de direitos autorais, pois as informações que postei e/ou sugeri, são de domínio público e minha intenção quando divulgo alguma informação ou ideia é que a mesma possa atingir o maior número possível de técnicos e acredito que se a informação está sendo divulgada, então está atingindo seus objetivos!
Voltando à nossa prestação de contas, as sugestões que foram dadas pelos nossos alunos e que têm condições de serem implementadas, o serão na medida do possível, no transcorrer do próximo ano.
Não vou dizer aqui quais são para não deixar a concorrência em alerta, pois como diz um dos velhos ditados, “o bom cabrito é aquele que não berra”!
A nossa carteira de sócio continua sendo distribuída aos participantes dos nossos encontros e vamos nesse 2013, aumentar as vantagens que os que a tem podem obter junto aos nossos parceiros.
Lembro que a parceria já está valendo na TRIDUAR lá na República do Líbano 10 e também o desconto para aqueles que já atingiram uma quantidade de cursos realizados conosco!
Aguardem que vem coisa boa por aí!!!
Voltando ao novo treinamento que irei ministrar em 19 de Janeiro de 2013 que, conforme já comentado será sobre “Análise de defeitos de Imagem nos TV’s LCD e LCD LED”, com ênfase na T-CON, MAIN UNIT e Painel LCD.
As informações de como vocês podem se inscrever para este treinamento serão obtidas pelos nossos telefones que são: 25966942, 98384668 (vivo), 80967832 (tim), 75674947(claro), 85792128 (oi), 96409617 (vivo fixo) e 35872095 (net fone)  de segunda a sexta feira das 10 às 18 horas.
Vocês também podem entrar em contato através de nosso e-mail que é:
Como de costume, teremos o sorteio de brindes entre os alunos, aquele café da manhã e o Coffee break que estão entre os diferenciais dos nossos eventos!
Agora, sobre o primeiro título desta coluna, o que ocorre é que tenho ouvido e lido muitos comentários sobre as dificuldades em se conseguir reparar um TV LCD por exemplo.
Dizem que é difícil de diagnosticar onde é o defeito, que é difícil de encontrar os componentes para venda, que tudo custa muito caro, etc, etc, etc.
Fica a minha pergunta: E quando surgiram os primeiros rádios ainda valvulados e todos só conheciam o rádio galena, era fácil de encontrar o defeito? Não.
Era fácil encontrar as peças de reposição? Não.
As peças eram baratas? Não.
E ninguém desistiu por causa disso.
Depois veio a TV valvulada. Também não era fácil para aqueles que até pouco tempo só tinham de colocar o som, agora ter de colocar também a imagem de volta no equipamento. Também não tínhamos esquemas (era necessário copiar dos manuais de válvulas as ligações e depois ir desenhando os componentes e só depois começar a analisar o circuito) como hoje também não temos em muitos casos, e ninguém desistiu por causa disso.
Depois veio o transistor e ninguém desistiu por causa dele.
Depois a TV em Cores, que possuía um circuito infinitamente maior do que o de um TV em Preto e Branco. Nunca se tinha visto um TV com tantas válvulas e tantos estágios. E ninguém desistiu por causa disso.
Agora temos os TV’s LCD, LCD LED e PLASMA que apenas são uma inovação a mais como foram os outros aqui citados.
É claro que nesta trajetória, alguns realmente desistiram, mas os que realmente têm a eletrônica no sangue, estes não!
Em minha opinião, mudou o tipo de equipamento, mas os desafios continuam os mesmos e estão aí justamente para nos colocarem à prova!
Aí eu pergunto:
Vai encarar ou vai ficar escondido atrás da árvore tremendo de medo e pedindo socorro prá MAMÃE????
Estude, leia, pergunte, converse, acesse a internet, faça amigos e com certeza você irá continuar ainda por muito tempo na profissão!!!!

DICA TÉCNICA:

TV LCD H-BUSTER modelo HBTV-3203HD: SEM SOM
Acessar o MENU de SERVIÇO: MENU-8-8-9-3
Entre na função OTHER OPTION e verifique na opção AMP qual o amplificador configurado – AMP_NEW para TDA8932BT e AMP_OLD para TPA3124D2.
É comum os dados se alterarem e caso mude o tipo de AMP que no caso é o IC amplificador de áudio, a TV irá ficar sem som em todas as funções!
HBTV-3403: FONTE INOPERANTE
Diodo D912 danificado na PCI da fonte!
HBTV 3203HD - Atualização via PEN DRIVE
Salve o arquivo de atualização em um PEN DRIVE.
Para rodar o software faça o seguinte:
Com o televisor desligado da tomada, coloque o PEN DRIVE na entrada USB.
Segure o botão “MENU” da lateral do TV.
Ligue o TV na tomada. Quando aparecer a informação “CHIP PROGRAMING” você deverá soltar o botão “MENU” para o software rodar automaticamente.
Ao término, desligue o TV da tomada e ligue-o novamente (após 10 seg).
Entre no MENU de SERVIÇO como citado na primeira dica – SELECIONE A OPÇÃO “INIT EEPROM” e clique na seta para direita.
O TV reiniciará (RESET). Retire o chicote da tomada (10seg) e ligue novamente o TV e o processo estará concluído.




Podemos destacar o lançamento do novo multímetro digital da ICEL dotado da função INDUTÍMETRO, o MD6175 que também foi sorteado aos participantes.
Abaixo temos inclusive uma foto deste novo equipamento que já está nas boas lojas inclusive na nossa parceira TRIDUAR, uma das mais antigas lojas de instrumentos e ferramentas!
Meus agradecimentos a todos que estiveram prestigiando o meu trabalho, tanto em sala de aula, quanto pela INTERNET ou por este Jornal.


Características Técnicas do MD6175
Funções: tensão contínua e alternada, corrente contínua e alternada, resistência, teste de continuidade, teste de diodo e transistores, capacitância, indutância, memória (Hold), temperatura e desligamento automático;

Polaridade: Automática. O sinal negativo (–) será exibido automaticamente;
Indicação de sobrecarga: O Visor exibe o dígito "1", mais significativo;
Indicação de bateria gasta: O visor exibirá o símbolo de uma bateria quando restar aproximadamente 10% da energia útil;
Temperatura: Operação: de 0º a 40ºC (<80 60="60" a="a" aparelho="aparelho" armazenagem:="armazenagem:" bateria="bateria" de="de" do="do" fora="fora" rh="rh" span="span">
Coeficiente de temperatura: 0,1xExatidão/ ºC (<18 ou="ou">28 ºC);
Alimentação: Uma bateria de 9V;
Taxa de amostragem: três vezes por segundo;
Proteção: 0,5A/250V (fusível de auto restauração);
Dimensões e peso: 195 x 92 x 55;
Desligamento automático (Auto Power Off): Após aproximadamente 30 minutos

Meus sinceros votos de um FELIZ NATAL e que 2013 possa trazer MUITA PAZ, HARMONIA e FELICIDADE para todos!
Até a próxima edição se DEUS quiser!!!!
Fernando José é Técnico de Eletrônica e atua como INSTRUTOR do Clube do Técnico – RJ e como Técnico da Boullevard Assistência Técnica.
É autor de vários livros técnicos e também edita e escreve a revista técnica ON LINE, “Clube do Técnico em Revista”, que é de distribuição gratuita via internet a todos que se cadastrarem para receber a mesma via e-mail!

Nenhum comentário:

Postar um comentário