sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Jornal Ícone ed. 202 - Defeitos em televisores Toshiba


Paulo Roberto

Este artigo visa a elucidar defeitos de televisores LCD Toshiba que têm se apresentado no mercado, com muita frequência, e assim eliminar dificuldades para os colegas que venham a encontrar um dos modelos mencionados a seguir.
Primeiramente veremos os modelos LC32CV550DA / LC3241W / LC3741W / LC4241W / LC4242WDA que têm apresentado desligamento intermitente, e o técnico reparador sabe que este tipo de defeito é o mais cruel de todos.
O fabricante recomenda a substituição dos componentes identificados na tabela 1 como forma de resolver preventivamente o problema ou eliminar o mesmo na incidência de entrada na oficina.
Tabela 1 – Componentes a serem trocados

Esta visa a eliminar ruído de ripple na alimentação de 1,8VDC, proveniente do regulador IC470 para as memórias DDR IC451/IC452 que é o fator de condicionar o defeito de desligamento. Outro defeito a ser encontrado é ruído no áudio da TV LCD 2077Z na condição de reprodução do som baixo.
Realize a conexão com um fio encapado, do anodo do diodo D632 ao terra da placa entre as duas bobinas, conforme visto na figura 1. Entre as duas bobina ( Item - 1 )  raspar o verniz da pci e estanhe, para facilitar soldagem do terminal. 
Solde o outro terminal do fio, ao anodo do diodo D632, mostrado no item 2. Com estes procedimentos a tendência de resolver o problema fica concluída.
Figura 1 – Colocação do fio

Os televisores modelos: 32/42VX600; 42/46/52XV650; 47/55ZV650 e LCXX47F apresentam defeitos de não ligar, nesta condição verificar e trocar os componentes: D8513, R8513 e R850, porém faça inspeção nas soldas principalmente de R850.
Se ainda não houver solução, verifique os procedimentos da tabela 2 a serem executados. Na figura 2 o leitor pode verificar o posicionamento de D8513 e R8512 
Tabela 2 – Sequência de procedimentos após verificação inicial







Figura 2 – Posicionamento do diodo e resistor mencionados

Vale lembrar ao leitor que a limpeza mencionada deve ser executada com álcool isopropilico, e este tipo de limpeza na placa deve ser executado em outros tipos de defeitos, pois se o fabricante acusa esta anomalia neste item, nada impede de que em outras situações encontremos defeitos oriundos do mesmo problema. 
Com o objetivo de melhorar a recepção de vídeo em RF e AV dos Televisores LCD LC3245W e LC4245W, caso seja observado partes brancas da imagem saturando ou baixa relação de contraste o fabricante recomenda os procedimentos a seguir, porém destaco que além da execução o leitor pode catalogar o modo de serviço destes modelos, fator relevante na manutenção de defeitos de software.

O seguinte procedimento de ajustes deve ser realizado:
1- Entre no modo de serviço: No controle remoto aperte a tecla MENU, depois pressione 5 vezes a tecla Chanel Return (CH RTN).
2- Escolha Color Temp
3- Faça o ajuste do R Gain, G Gain, B Gain, R OFF, G OFF e B OFF, conforme os dados da tabela 3
4- Escolha a função “Picture”, e finalize os ajustes conforme tabela abaixo.
Tabela 3 – Itens de verificação
Nos meus Treinamentos de LCD & LED apresento estas situações para o aluno, já que possuo aparelhos abertos para que sejam feitas as devidas observações e, consequentemente, uma fixação melhor do que está sendo exposto em aula. Caso o leitor queira prestigiar este tipo de Treinamento basta entrar em contato com treinamentosbte@gmail.com ou tel: 25973368 / 96780087. 

Paulo Roberto dos Santos é Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp e atualmente trabalha como tecnólogo na Universidade Gama Filho. Paulo Roberto é autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita,colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 25 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário