sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Jornal ícone ed. n. 222 - TV 4 K: Verdades e Mentiras

Fernando Asaph Jr.


Olá para todos e um FELIZ NATAL para não perder a oportunidade de seguir na moda do momento!!!!

Falando em moda, com certeza esta época do ano será onde os fabricantes e lojistas vão tentar a todo custo empurrar no consumidor os novos modelos de TV 4K!
As alegações para você mudar a sua TV, ainda recém comprada, HD SMART TV, é que as imagens em 4K possuem uma resolução 4 vezes superior às atuais FULL HD.
Isso até é verdade, se estivermos falando apenas no fator “dados técnicos”, porém o usuário, ou seja, você, não assiste dados técnicos e sim “imagem”; e venhamos e convenhamos, os dados técnicos na prática vão te deixar decepcionado e, pior, você só vai descobrir isso depois de ter investido valores na casa dos R$6.000 até R$100.000,00 em um TV 4K!
É claro que se formos lembrar ­­­­as diferenças entre a imagem analógica das TV’s, ou a chamada resolução LD (baixa definição) onde o TV era capaz de na melhor da hipóteses, mostrar 480 linhas de imagem, a passagem para a TV FULL HD fez uma enorrrrrrme diferença! Basta você assistir um canal de TV que transmita os dois sistemas e verá a diferença!













Tabela comparativa das resoluções dos vários tipos de tecnologia de TV!


Porém, o mesmo não acontece com tanta facilidade entre o FULL HD e o 4K!
Mesmo que você tenha conteúdo de mídia neste formato, as reais diferenças, se você assiste TV como as pessoas normais assistem, a pelo menos uns 3 metros de distância do TV, com certeza você praticamente não vai ver diferenças entre a imagem do seu TV FULL HD e o seu TV 4K.
Isso porque acima de determinada resolução, de acordo com a distância em que se está da fonte de imagem, os detalhes que seriam a grande diferença entre a imagem FULL HD e a 4K não podem ser vistos, a não ser que você tenha olhos de águia!
Aquele fiozinho de cabelo daquela atriz famosa que na imagem 4K aparece com as pontas quebradas, só será realmente notado se você estiver a uns 20 cm da tela do TV, o que, na prática seria uma coisa no mínimo bizarra de se ficar fazendo apenas para poder ver a diferença entre as imagens FULL HD e 4K!

Segundo alguns conhecidos, incluindo o meu pai, que sempre foi um cara profundamente chato no que se refere à qualidade de imagem e som, e que tiveram a oportunidade de comparar as imagens desses TV’s em alguns magazines, relatam o seguinte: A imagem no final das contas é igual ou pior do que a dos TV’s FULL HD e, inclusive, a SAMSUNG ULTRA HD CURVE que é vendida como se fosse semelhante às OLED’s de tela curva da LG, mas que na verdade é um TV LCD com o sistema de iluminação de LED’s, em que a tela foi encurvada para fazer com que ela seja confundida com as TV’s OLED, possui uma imagem bastante ruim, principalmente se comparada a modelos da LG com tecnologia LCD 4K de tela convencional.

Outro detalhe importante, e que o vendedor normalmente não vai te dizer é que não se tem material disponível nos canais abertos no formato 4K e que, se você quiser assistir a conteúdo 4K, terá de comprar mídias gravadas em BLU-RAY, só que com um pequeno detalhe, os equipamentos reprodutores de BLU-RAY, na sua maioria, além de caros, não são capazes de reproduzir além das 1080 linhas do sistema FULL HD, o que te deixa com a opção de assistir até cansar, os vídeos de demonstração que vem embutidos na memória do TV da mesma forma que ocorre nos TV’s 3D!

Então, pense bem antes de ir comprar um TV novo de tecnologia 4K só pra dizer que você tem e seu vizinho ou seu cunhado não tem, pois no final da história quem vai ficar com cara de bobo será você!!!

Até 2015!!!!!

Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e de REDES e também especialista em Relações Internacionais, pela UFRJ e faz parte da equipe do Clube do Técnico – RJ!


Nenhum comentário:

Postar um comentário