segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Jornal Ícone - Ed. n.222 - O Poder das Pontas nos aparelhos de TV LCD

Waldyr Souto 

Você já deve ter observado que caminhões tanque, desses que transportam combustível, têm formas arredondadas. Você sabe por quê?
O poder das pontas é a forma como é chamado o princípio físico que rege o funcionamento de alguns objetos do nosso cotidiano. 
Segundo este princípio, o excesso de carga elétrica em um corpo condutor é distribuído por sua superfície externa e se concentra nas regiões pontiagudas ou de menor raio. 
Ele foi utilizado por Benjamin Franklin, em 1752, em sua famosa experiência da pipa, que deu origem à sua invenção muito popular, o para-raios. Veja a figura 01.




O para-raios é constituído por uma haste de metal que tem extremidade pontiaguda onde se acumulam as cargas elétricas, seguindo o princípio do poder das pontas. Essas cargas ionizam o ar, fazendo com que a região ao seu redor descarregue-se eletricamente para o solo. Dessa forma, o para-raios descarrega a atmosfera, evitando que o raio cause qualquer dano.
Devido ao fenômeno do poder das pontas, os raios procuram sempre os objetos pontudos para se descarregarem. Veja a figura 02

É nas pontas que a energia é também descarregada. Isso ocorre porque as extremidades são regiões muito curvas e, como a eletricidade se acumula mais nessas áreas, um corpo eletrizado dotado de pontas acumula nelas uma maior quantidade de energia. 
Isso também explica o fato de um corpo já eletrizado perder sua carga elétrica principalmente pelas terminações, sendo difícil mantê-lo carregado. Além disso, essa extremidade eletrizada tem sobre os outros corpos um poder muito maior do que as áreas que não são pontudas.
Em um Fly Back, quando há um vazamento através de uma rachadura ou de um furo no seu cabo, uma centelha forma-se logo entre a parte rompida e outra parte mais pontuda do chassis. Figura 03.



   Nos televisores de LCD o centelhamento também acontece e faz o aparelho entrar em proteção. Os sintomas mais comuns são: 
1 – TV pisca a tela e apaga mesmo antes de se visualizar a imagem, vai para stand by e não apresenta nem som nem luz na tela.
2 – TV acende a tela, chega a exibir o logo da marca do aparelho, mas, se apaga logo em seguida, continuando com som e aceitando todos os comandos.
3 – TV liga, apresenta imagem normal por algum tempo e depois apaga a tela ou desliga sozinha.
OBS: Alguns aparelhos permanecem ligados com som, enquanto outros vão para stand by.
O problema é que, nos televisores de tubo, o escapamento era visível e o aparelho permanecia ligado, pelo menos, por um bom tempo. 
Nos aparelhos de LCD, os circuitos de proteção são geralmente muito sensíveis, atuando rapidamente, antes mesmo que qualquer centelha seja notada.

Diante de um dos sintomas acima, o técnico fica geralmente na dúvida se o problema é na fonte ou na placa principal ou, até mesmo na tela. Sem contar que, esses sintomas acontecem também quando uma lâmpada queima ou quando há um defeito na placa do Inverter.
Por isso é que se recomenda uma boa soldagem, ao se substituir componentes em áreas onda há alta tensão. O acabamento da soldagem deve ser arredondado, nunca se deixando pontas, nem de solda, nem de fio. Figura 04.

O centelhamento em televisores LCD pode ocorrer também no interior do Back Light. Isto acontece geralmente quando há uma oxidação interna, o que proporciona uma formação de pontas de óxido onde a centelha irá se formar. Ou quando há uma danificação no isolamento dos terminais das lâmpadas. Geralmente o reparo não é difícil, mas, a desmontagem é demorada e exige muitos cuidados.
Bem, como vimos, o centelhamento não é privilégio dos televisores de tubo e, o poder das pontas deve ser levado em conta durante uma manutenção, principalmente na ocasião de uma soldagem.
Colabore com a nossa classe profissional, associando-se à ASFETEB, a associação que existe com o único propósito de ajudar os técnicos com orientações, esquemas, materiais, cursos e empregos.
Em Janeiro de 2015 ministraremos 3 turmas de aulas “SOMENTE PRÁTICA de TV LCD e LED” e um curso de Conserto de Notebook com duração de 3 dias. Envie um e-mail para: esate.asfeteb@ig.com.br, solicitando mais informações. Fiquem com Deus !

Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-Presidente da Asfeteb ( Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil : esate.asfeteb@if.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário