segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Jornal Ícone - Ed. n.222 - Mundo CNC e G code.

André Pereira

Olá meus nobres leitores, como vão? Tanto tempo, não é ?
Voltei e venho hoje falar de algo que era esquecido no mundo da eletrônica que é o mundo CNC. CNC é a palavra que designa o termo “controle numérico por computador” e esses controles usam motores precisos no movimento para executarem diversas tarefas como na robótica e tornos, por exemplo.
Esses controles eram geralmente feitos por placas de última geração e desenhadas em grandes laboratórios de empresas de nome e renome. Hoje em dia, qualquer pessoa com conhecimento de eletrônica faz essas placas com componentes comuns. Um exemplo, são os componentes de controle de motores como o TB6560 que é micropasso e possui recursos que diminuem o tamanho da placa final. Tem o par L298 + L297 que era muito comum em impressoras matriciais antigas de grande porte e muitos outros por aí.
Hoje em dia as pessoas criam seus desenhos em computadores e depois passam por outro programa que converte esses desenhos para um código G que é o que as máquinas conseguem interpretar e fazer seus motores movimentarem-se de forma a criar uma peça conforme o desenho desejado.
No Rio, essas coisas ainda são novidades. Mas, Brasil a fora, pessoas comuns fazem placas para controle de máquinas CNC muito bem elaboradas e com o nome e bandeira do Brasil o que é bom, mas infelizmente, com componentes importados por que não dispomos de fábricas de semicondutores que possam nos suprir de tecnologia nessa e em diversas áreas.
A comunicação visual é um mercado crescente no uso dessas máquinas controladas por computador oude são feitos letreiros, figuras diversas e fachadas, como também serralheiros, que fazem portões personalizados e com alto valor diferenciado. Empresas pequenas se utilizam da tecnologia para criarem novos produtos de boa qualidade se comparado a grandes empresas que usam essas máquinas.
Deixo aqui um vídeo meu de como foi possível modificar uma máquina CNC a fim de que se possa fazer cortes em ferro, chapas de ferro com um controlador de altura, o THC.
Esse vídeo deve voltar a ser usado em uma crowdfunding, ou seja, financiamento colaborativo, em breve : https://www.youtube.com/watch?v=AzW4mxXfaAY
Se você gostou da ideia de ter uma também para as mais diversas atividades, entre em contato. Lembrem-se que a eletrônica é um campo tão vasto que está em quase tudo no cotidiano humano e na área de CNC não seria uma exceção.

  Abaixo um exemplo de drivers de motores de passo que são controlados por uma placa comum que pode ser encontrada na internet e copiada à vontade, pois é de uso público, que é a cnc3ax. Nesse vídeo ela funcionando : https://www.youtube.com/watch?v=JALW8IoYNQU e aqui a placa em si.  

Espero que tenham gostado desse
novo tópico e qualquer coisa é só perguntar. Espero que tenha despertado o interesse em mais pessoas e depois vou tentar ver se posto algo sobre usar essas máquinas de forma caseira para furar placas de circuito impresso.

Qualquer coisa : andrepereira@ig.com.br e até a próxima. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário