sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Procedimentos

Carlos Dei
Editor

Durante muito tempo acompanhei as discussões do segmento autorizado de eletroeletrônicos no Rio de Janeiro, através da Asaerj e, como amostragem do Brasil, através da Abrasa. A preocupação desde 1992, época em que foi fundada a Associação do Rio e o Jornal Ícone sempre foi com o fim da atividade de prestação de serviços nesta área, a possibilidade de diversificação do serviço sem abandonar o segmento e o que fazer com as tendências da cultura do “descartável”, fomentada por fabricantes.
Vi muitas micro-empresas de prestação de serviço em eletroeletrônicos minguarem ou fecharem as portas, técnicos mudarem de profissão ou insistirem no “tradicional”, sem a preocupação com a reciclagem dos seus conhecimentos, adequando-se às inovações tecnológicas dos equipamentos, mudança de práticas, de comportamento frente ao novo mercado que sempre surge e ressurge.
Ainda bem que hoje, apesar das “cabeças-durices”, os profissionais técnicos e os micro-empresários passaram a enxergar possibilidades, nichos dentro do esperado “fim-do-mundo” desta atividade, reaprenderam a lidar com este mundo estranho, voraz, promissor, “auto-destrutivo”, traiçoeiro e maravilhoso. Mas, um dos fatores preocupantes em tudo isso permanece forte: a obsolescência dos materiais, dos valores, da própria vida, o consumismo desenfreado, que nos faz acreditar na tal política do descartável, em função das “novas tendências”, o que põe em risco a profissão do prestador de serviço, da micro-empresa que fornece insumos para este, do meio-ambiente, da vida... É pra pensar... na sustentabilidade. Ou levamos isso a sério ou nos colocamos em sério risco, nós e as nossas gerações futuras. Acredito que não tenhamos muita escolha. Por uma boa sugestão do nosso amigo colaborador Waldyr Souto, em seu brilhante artigo “O incentivo ao consumo e o Técnico reparador”, recomendo também que vejam o documentário “A história das coisas”, narrado por Annie Leonard (http://sununga.com.br/HDC/?topico=display).
Abraços!

Praticar e desenvolver

André Pereira

Não é de hoje que falo aqui da educação tecnológica no Brasil, um país que, com um nível de corrupção exposta, não acompanhou o mundo que o cerca. O Brasil não cai, simplesmente porque tem uma população que não vive para o trabalho e lazer e sim trabalha para viver. Viver pagando impostos caríssimos, juros altíssimos que alimentam os cofres do governo e contando com uma população que somente perde seu tempo vendo TV, assistindo “ besteiróis” e se tornando ou mantendo-se cada vez mais afastados da realidade da vida (Existem os canais futura, Discovery Channel, History Channel e vários outros canais de educação, entretenimento e útil). Depois de abandonar novelas e outras besteiras da TV, pude vislumbrar um mundo diferente e real, um mundo onde as coisas são como são. Sem fantasias, ilusões é um mundo cruel e sem perdão. Este mundo que eu passei a ver foi o responsável em transformar grandes mentes a desafiá-lo e por estas mentes brilhantes que temos um mundo melhor. Não precisamos mais pescar para sobreviver, nem caçar. Tudo se deveu às pessoas que se colocaram diante de desafios que a natureza os impunha.
Amantes da tecnologia, é só e somente com estudo, pesquisa e desenvolvimento que seremos um país melhor. Já está na hora de rejeitar as esmolas dadas pelos governantes e seguir dentro da política em massa e evitar ou impedir que novos bandidos a cada eleição venham nos roubando o direito de viver o mundo real e ao qual queremos para nós e as gerações futuras. O ato de votar deve ser feito por todos e, na escolha, evitar os maus caráteres de sempre, pois eles não vão fazer a lição de casa e àqueles que já se encheram das podridões da política eu faço um apelo: Vamos, em massa, escolher novas caras, novos políticos e novas ideias para um país melhor. É com somente a nossa ação que eles irão perder terreno e nunca mais irão nos roubar nossas vidas.
Carro elétrico, célula solar, turbina eólica, tomógrafo computadorizado, raio-X digital  e uma infinidade de tecnologias  que já são comuns no mundo a fora, inclusive aqui na América do Sul (Argentina, Venezuela, Chile e pasmem, Paraguai ). No Brasil a coisa funciona na base da corrupção onde o governo e as entidades governamentais só liberam essas coisas mediante pagamentos por fora para alguém responsável por liberar seja lá qual for o projeto. Vide o caso do DENIT e tantos outros e quando vamos nas prestações de contas do governo, percebemos que sempre muito dinheiro para pouco trabalho ou trabalho mal feito. Neste artigo quero mais é apelar para as mentes pensantes que o mundo, o Brasil e a gente podem ser melhores.
Estudantes e profissionais, vamos ser mais criativos, vamos desenvolver e mostrar para os mais pessimistas que somos capazes de fazer e acontecer. Que podemos ser melhor que nós mesmos. Façamos cada um a sua parte e é essa parte que é a mais difícil, pois vejo as pessoas com a cultura do “se dar bem” cada dia mais comum e isso é ruim, por que se a gente não fizer por onde, então nada pode mudar. Evitemos o jogar lixo nas ruas. É muito triste ver nosso lugar onde vivemos como um Chiqueiro. Respeitemos o espaço do outro. Tem gente achando normal ouvir som alto com o celular sem saber se quem está do lado está ou não gostando. Será que se o inverso acontecesse, essa pessoa iria gostar?
Vamos falar de reciclagem. Não jogue aquela quantidade enorme de plásticos e lixo eletrônico na lixeira...
Façamos a nossa parte e partimos a cobrar dos governantes, sabendo que da nossa parte tudo foi feito... Não deixem que as outras nações nos olhem como submundo, gente suja e incapaz, sem criatividade como nação. Mostre que somos capazes e façamos cada um a nossa parte.
Obrigado, estamos abertos para qualquer sugestão, reclamação ou bronca em andrepereira@ig.com.br e nossa loja estará sempre aberta em www.cleapseletroeletronica.com, até o próximo artigo!  

Informação sobre BU808 e... Em busca de respostas

Fernando José

Antes de mais nada, quero aqui deixar a informação de que a FLYSOM, tradicional revenda de componentes eletrônicos e parceira do nosso Clube, me informou estar de posse de um lote original de BU808DFI.
Então aqueles interessados em adquirir estas preciosidades devem entrar em contato com a FLYSOM pelo e-mail: flysom@terra.com.br ou pelos telefones 0xx1134460575 ou 34464496!
Bom meus amigos, então, após ter dado este recado, vamos falar um pouco sobre uma das partes que compõem os TV’s LCD que mais tem apresentado problemas para nós técnicos, não em relação à quantidade de falhas apresentadas, mas em relação a dificuldade de informações técnicas sobre a referida etapa, a PCI chamada de T-CON!
Primeiramente não devemos confundir esta placa chamada de TIME CONTROL (abreviada pela maioria dos fabricantes como T-CON) utilizada nos TV’s LCD, com a CONTROL (ou controladora) utilizada nos TV’s de PLASMA!
Embora ambas sejam até relativamente semelhantes, apresentam funções um pouco diferentes:
- A T-CON dos TV’s LCD tem como função receber os sinais LVDS vindos do SCALER da 
  PCI MAIN do TV e processar estes sinais de maneira que cada bit de informação saia da
  PCI com um endereço (adress) certo para excitar exclusivamente o sub pixel referente à
  informação daquela porção da imagem!
  Nos TV’s LCD, a T-CON excita diretamente a tela de LCD!

Abaixo temos primeiramente a T-CON em uma tela de monitor LCD (TOSHIBA) e depois uma T-CON de um TV LCD LG:


- Já à CONTROL dos TV’s de PLASMA tem como função receber os sinais LVDS vindos
  da PCI VSC (ou BP como citado no diagrama em blocos de um TV de PLASMA da SONY
  que segue abaixo) e distribuir estes sinais para as placas Y SUS e Z SUS e também para
  a PCI ADRESS ou X BOARD como em algumas marcas é chamada. As Y e Z SUS são
  responsáveis pela polarização da tela de PLASMA (fazem por assim dizer, com que ela
  acenda) e a placa ou placas X são responsáveis por direcionar as informações que irão
  fazer acender ou não cada um dos sub pixels que formam a tela, formando assim a
  imagem. No caso dos TV’s de PLASMA, a CONTROL não excita diretamente a tela!

Um fator que tem sido decisivo para dificultar o trabalho de análise do funcionamento de uma T-CON em televisores de LCD é a total falta de diagramas esquemáticos destas placas, pois até no diagrama em blocos dos TV’s elas não aparecem já que os fabricantes as consideram parte integrante do painel de LCD que inclui a tela, os filtros, o backlight (de lâmpadas os led’s) e a T-CON.
Deste modo, a análise de defeito fica restrita na descoberta de que o defeito se encontra na T-CON e que será necessária a sua substituição para que o reparo seja feito de forma rápida!
Para aqueles técnicos com instintos desbravadores, fica opção de se fazer uma pesquisa a frio, componente por componente em busca do elemento causador da pane da PCI.
Este procedimento com certeza não será dos mais rápidos, principalmente se considerarmos a Lei de Murphy que sempre está presente na eletrônica e que neste caso nos diz que:

- O último componente a ser testado em um universo de centenas, será o que está 
  defeituoso, não importa por onde você comece a pesquisa!

Então, em busca de respostas, andei a fazer umas pesquisas junto a alguns amigos (que coisa boa é ter amigos de verdade, não é mesmo?) e consegui não todas mais algumas respostas que devem facilitar (pelo menos para mim estão facilitando) a reparação ou pelo menos a pesquisa de falhas nas T-CON dos TV’s LCD! Algumas seguem abaixo para tentar adiantar o lado de vocês e outras mais complexas serão abordadas em um próximo treinamento de LCD!
Bom, então vamos por partes:

1-        O famoso fusível aberto (o que todo técnico adora):
Praticamente todas as T-CON possuem pelo menos 1 fusível de proteção em sua linha principal de alimentação. E como todo fusível, ele pode abrir por vários motivos. Se você for àquele cara de sorte ou naquele momento era o seu momento de sorte, a TV está com a tela totalmente branca (que é um sintoma característico de falha na T-CON) e você descobre que o fusível de proteção da mesma se encontra aberto. Você que está em dia de lua cheia, substitui o fusível e parte para o abraço pois o TV funcionou!!!!
Isto é claro se for seu dia de sorte e a lua estiver cheia, pois caso contrário, o fusível vai se romper novamente, pois existirá um curto em algum componente da PCI.

2- Se você encontrou o fusível aberto e, ao substituir o dito cujo, o mesmo voltou a abrir, verifique os pontos de alimentação da PCI, pois é provável que exista alguém nestas etapas em curto ou com fuga, gerando com isto um aumento da corrente, fazendo com que o fusível abra.

3- Os IC’s Reguladores de Tensão e os Conversores DC/DC são os principais suspeitos nestes casos, mas fique atento, pois os capacitores cerâmicos SMD existentes na T-CON, costumam nos pregar várias peças!

A foto abaixo nos mostra alguns dos pontos que foram citados acima em uma T-CON que equipa televisores da LG!

Defeitos como: Tela branca (semelhante à famosa tela lavada), tela com muitas listras sobre a imagem ou só listras, imagem com mosaicos ou imagem congelando podem ser falhas originadas na PCI T-CON.
Em uma PCI repleta de componentes SMD é recomendável ter em mãos ferramentas adequadas ao manuseio, dessoldagem e medição destes componentes, pois nestes casos, qualquer descuido ou utilização de ferramentas inadequadas pode levar a destruição da PCI, aumentando bastante o tamanho do seu problema!
Se você não tem habilidade com estes componentes ou não tem o ferramental apropriado, procure se adequar aos novos tempos, pois daqui prá frente vai ser daí para melhor!!!!
Veja abaixo alguns itens para ajudar você no manuseio dos componentes SMD e acredite, elas podem te ajudar muito e não custam tão caro como alguns dizem:
Multímetro pinça ICEL MD100:

Ferro de soldar Pinça TOYO:

Estação de Re-trabalho em SMD TOYO:

Estes equipamentos são comercializados pela ICEL que já é conhecida de todos nós técnicos e sugiro que se prestigie a indústria nacional, adquirindo seus produtos na lojas especializadas em instrumentos eletrônicos!
Espero que as informações passadas aqui tenham dado alguma luz para vocês amigos e aproveito para informar que no dia 8 de Outubro de 2011, estarei realizando mais um treinamento para os colegas técnicos e nesta data falaremos um pouco mais sobre circuitos amplificadores classe “D” que equipam a maioria dos novos SYSTEM e HOME THEATER à venda no nosso mercado e também falaremos mais um pouco sobre as melhores formas de se trabalhar com componentes SMD, descrevendo de forma simples e clara, os detalhes envolvidos no seu manuseio e substituição, abordando algumas técnicas novas que estão sendo utilizadas para facilitar o trabalho com este tipo de componente.
Tudo mostrado em áudio visual e comentado com a habitual clareza e descontração!
O assunto amplificadores classe “D” será baseado em circuitos PHILIPS, SONY, TOSHIBA e LG!
Os interessados podem obter mais informações via e-mail pelo e-mail do Clube:
clubedotecnico@gmail.com
Quero também informar aos lojistas e empresas de eletrônica interessados em divulgar um pouco mais a sua marca, que estamos disponibilizando espaço para montagem de stand de vendas durante nossos treinamentos. Os interessados devem entrar em contato diretamente comigo pelo e-mail já citado acima ou exclusivamente pelo 21 - 9839-4668.
Desejo aproveitar este espaço para agradecer aos meus alunos pelas respostas sempre positivas e incentivadoras ao trabalho que venho a anos realizando e de algum tempo para cá, a frente da equipe do nosso Clube, o “Clube do Técnico”!
Até a próxima pessoal!!!!
Fernando José é Técnico de Eletrônica e Instrutor da FAETEC de Niterói e do Clube do Técnico RJ.
Também atua como técnico da Boullevard Assistência Técnica e editor da Revista CDM (Clube de Manutenção), revista ON LINE distribuída gratuitamente aos assinantes. É também autor de vários livros técnicos sobre reparação!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fred Componentes Eletrônicos - PROMOÇÃO & QUEIMA DE ESTOQUE

Rua República do Líbano, nº 66 / 106/107  - Rio de Janeiro
TEL: 21 - 2221-4113 / 2221-4191

ABRAÇADEIRA T 50 R.............................R$     0,15                
ABRAÇADEIRA T 80 R..............................R$     0,20 
ÁLCOOL ISOPROPIICO 1L.......................R$   17,00                     
ÁLCOOL ISOPROPÍLICO 500ml ...............R$    8,50                      
BATERIA 12V 7 AMP.................................R$    IMPUBLICÁVEL
BORNE BANANA a partir de......................R$    1,70
CAIXA  PB 075/2 ........................................R$    2,00                      
CAIXA PB 075............................................R$    2,00                              
CAIXA PB  119/2........................................R$  10,00  
CAMISINHA DE SUGADOR.....................R$     1,20
CAPA DB25................................................R$    1,00   
CI CD 4020.................................................R$    1,50                    
CI CD4077..................................................R$    2,50                    
CI CD 4085.................................................R$    1,90                      
CI CD 4027................................................R$    1,50                      
CI CD 40106..............................................R$    1,50                      
CI CD 4017.................................................R$    1,00                      
CI CD 4018.................................................R$    2,60                      
CI CD 4023..................................................R$    1,00                      
CI CD 4029.................................................R$    1,00                      
CI CD 4040.................................................R$    1,00                      
CI CD4042..................................................R$    1,00                      
CI CD 4047................................................R$    2,00                      
CI CD 4049................................................R$    1,00                      
CI CD 4051.................................................R$    1,50                       
CI CD 4052................................................R$    1,00                       
CI CD 4053................................................R$      1,50                       
CI CD 4060.................................................R$      1,50                       
CI CD 4046.................................................R$      1,50                       
CI CD 4069................................................R$      1,00                       
CI CD 4070................................................R$      1,50                      
CI CD 4071................................................R$      1,50                       
CI CD 4093.................................................R$      1,50                      
CI CD 4094................................................R$      1,50                       
CI CD 4098...............................................R$     1,50                       
CI CD 4099................................................R$     1,50                       
CI CD 4556................................................R$     2,50                       
CI CD 4514................................................R$     6,90                       
CI CD 4516...............................................R$     2,50                       
CI CD 453..................................................R$     2,00                     
CI CD 4541.................................................R$       2,00                        
CI MC 145026............................................R$       2,00             
CI LM 7805 7808 7812 7809 7818 7824....R$       1,30      
CHAVE TOUCH  DIVERÇAS...................R$      0,50 
CON BNC....................................................R$       2,50                        
CON DB25 PAINEL...................................R$      4,00               
         CONECTOR  HD15 FÊMEA.............R$      1,50                
CONECTOR SPINER  M/F........................R$      3,50                 
CONVERSOR DIGITAL.............................R$  220,00 
DIODO 1N 4007.........................................R$      0,15                     
DIODO 1N5408...........................................R$      0,50                   
DIODO 6A10..............................................R$      1,00                   
DIODO 1N 5822.........................................R$      1,00                    
DIODO ZENER 1/2W................................R$      0,30                     
DIODO ZENER 1W...................................R$      0,50   
KIT CK10..................................................R$    49,50                       
LED ALTO BRILHO 10 mm VERDE.........R$      2,50                  
LED ALTO BRILHO VERM 10 mm............R$       2,50                   
LED ALTO BRILHO  AMARELO 10mm......R$      2,50                  
LED ALTO BRILHO  5mm AZ BR VD VM AM....R$       1,00         
LED TRICOLOR 5mm.................................R$      2,90  
MICRO SWITCH.......................................R$      3,90    
PASTA TÉRMICA 15G.............................R$       2,50                     
PASTA TERMICA 50G.............................R$       8,50
PERCLORETO   300ML.............................R$      4,50   
PERFURADOR DE PLACA........................R$    21,00                  
PUSH  BOTON NA - NF DIVERSAS a partir de......R$      2,90
PINO BANANA DIVERSOS......................R$      1,70
RELÉ 110V14 PINOS.................................R$    25,00                       
RELÉ  T3RA4 110V....................................R$    30,00                     
RELÉ T3RA4  220V....................................R$   30,00                     
RELÉ  14PINOS 12V..................................R$   25,00                     
RELÉ 24V 14 PINOS.................................R$    25,00                     
RESISTOR  CR25 1/8 W.............................R$     0,10                     
SUGADOR  SS15.......................................R$   10,00                    
SUGADOR SS1F........................................R$   10,00                   
SUPORTE FERRO.......................................R$      8,50                        
SUPORTE PLACA........................................R$    12,00                 
SWITCH  24 PORTAS 10/100.....................R$ 350,00                 
VETOINHA 110 220V..................................R$    35,00                


Rua República do Líbano, nº 66 / 106/107 - Centro - Rio de Janeiro
TEL:2221-4113/2221-4191
NA SEGURANÇA DO SHOPPING     

Falando de banda larga!

 Fernando Asaphe Jr.

Vamos fazer uma breve abordagem sobre os melhores meios de usar internet para um técnico de eletrônica ou uma oficina.

3G

Primeiro, falaremos sobre esta tecnologia em expansão no Brasil, a internet 3G (HSDPA), tecnologia feita a princípio, para os dispositivos móveis, como notebooks e celulares. Nela encontra-se uma ótima opção para quem usa notebook no trabalho, oficina ou está na rua ou na casa de algum cliente e necessita olhar, pesquisar, por exemplo, alguma informação técnica para solucionar um problema. É claro que não seria nada interessante pedir para utilizar o computador do cliente (isto é claro, supondo que o mesmo tenha um).
As principais operadoras que detêm o direito de explorar esta tecnologia aqui no Brasil são: Oi, Tim, Claro e Vivo.
Na verdade, existem diversos fatores que devem ser avaliados na hora de escolher qual assinar, sendo assim, você deve avaliar principalmente o preço dos pacotes oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel e a área de cobertura de cada operadora.
A Internet Banda Larga 3G é realmente boa?
O que digo para todos é que ela é boa, mas por se tratar de uma tecnologia nova as operadoras ainda não oferecem cobertura total, o desempenho vai depender da qualidade do sinal nas áreas de cobertura de cada operadora. Mas atenção! Os preços dos planos oferecidos por estas operadoras estão bem parecidos, antes de assinar preste bastante atenção nas condições da franquia de tráfego de cada plano.
Ela é uma solução para locais onde ainda não existe serviço de internet banda larga fixa!

Internet banda larga via cabo

A mais usada ultimamente e considera a mais estável.
A tecnologia via cabo, ADSL ou fibra óptica, já é encontrada em quase todo território urbano do país.
As operadores desse tipo de banda larga encontradas nas áreas urbanas do sudeste são: NET Virtua, Oi Velox e GVT .
Agora qual a preferência de ambiente para se usar este tipo de conexão?
Se você usa somente internet em casa para ver e-mail’s, a tecnologia 3G portátil, é uma boa pedida. Mas se você necessita baixar arquivos grandes, ela pode ser um problema, pois como já mencionado nesta matéria, a tecnologia 3G é relativamente nova e tem pouca área de cobertura, além de geralmente ser muito instável, ou seja, a velocidade varia muito de local para local e horário, pois nos de maior pico de tráfego, a navegação fica por demais lenta.
Com uma maior estabilidade, a internet a cabo é uma boa pedida para se usar internet a qualquer hora e durante um longo período em desktops ou notebooks.
Agora, qual melhor operadora pra se assinar um plano?
Não é uma tarefa simples escolher a operadora ideal, mesmo chegando ao uma conclusão de qual detém maior qualidade, dependendo do local poderemos ter um resultado diferente.
Ultimamente, no mercado do Rio de Janeiro, a operadora que possui os serviços mais baratos e tem maior área de alcance é a Oi Velox, que oferece planos de até 20Megabytes, com o menor preço em quase todos os planos ou igual aos preços oferecidos pela GVT que é uma de suas concorrentes!
Falando ainda na Velox, mesmo tendo um preço muito competitivo e planos consideráveis para todos os gostos, ela é a campeã de reclamações nos órgãos nacionais de defesa do consumidor, com muita instabilidade de velocidade e mau atendimento. Como ela está no topo de qualquer tipo de reclamação, nem sempre compensa pegar o mais barato, pois você poderá estar trocando gato por lebre.
Falando um pouco sobre a NET Virtua que já tive e tenho relacionamento com a operadora, posso dizer que detém uma das melhores médias de estabilidades e melhor atendimento, nisto inclui-se aviso prévio de manutenção ou novos planos.
A Virtua possui planos de até 100Megabytes, com um preço até um pouco maior do que suas concorrentes, mas oferecendo "combos" que as outras não possuem e por isto é geralmente a mais pedida pelos assinantes.
Vale lembrar também que a taxa de upload (velocidade com que você envia um arquivo pela internet) é o dobro da conseguida por quem utiliza a Velox, na maioria dos casos, e a qualidade dos equipamentos proporciona um boa experiência on-line.
A GVT que acabou de chegar em nosso estado, traz consigo do Sul do país ótimos comentários sobre sua qualidade e preços, oferece igualmente a Virtua, planos de até 100Megabytes com preços mais baixos e uma taxa de upload até maior e com vários serviços adicionais menos a TV por assinatura (que só a Virtua tem nos seus “combos”) parece a melhor pedida do mercado de banda larga no momento, mas infelizmente como ainda atua no mercado fluminense há pouco tempo, tem uma pequena área coberta se comparada com as outras duas!
No final é recomendável que você procure pessoas que possuam os vários tipos de banda larga disponíveis e faça você sua avaliação para não ter decepções futuras!
Devo lembrar que em comparação com Europa, EUA e Ásia, ainda estamos na idade da pedra lascada, pois lá já está se utilizando experimentalmente a transmissão de dados via “luz”. Não via rede elétrica e sim pela luz emitida pelas luminárias das nossas residências!
Quem viver, verá!!!!

Até a próxima!!!!!
Sugestões e críticas, vocês podem enviar para o e-mail do Clube do Técnico, clubedotecnico@gmail.com! Ashafe é Técnico de Informática e Redes e faz parte da equipe do Clube do Técnico!Fernando


Vertical da Toshiba TV2977(A)SL – Chassi SL91

Paulo Roberto

Este artigo tem duas finalidades: uma delas é conhecer o vertical da SL91 – TV2977(A)SL; e a outra finalidade é o leitor verificar que este circuito vertical possui semelhanças com os demais chassis anteriores. Costumo dizer em meus Treinamentos que este circuito, e mesmo os demais, são muito semelhantes, portanto procedimentos de investigação ou precaução são idênticos. Na figura 1 o leitor pode verificar o setor do vertical do modelo em questão.


Figura 1Vertical da Toshiba TV2977(A)SL

Observando as indicações numéricas mostradas na figura 1 podemos nos informar dos pontos mais críticos desta etapa.

1- Saída vertical – O saída deste aparelho é o Q301 que apresenta muita deficiência, assim como  os integrados de saída vertical, seja Toshiba ou não. Outro fator a se levar em consideração é a famosa solda fria que, neste caso, é encontrada com muita facilidade. Minha sugestão é que inicialmente na manutenção de aparelhos da Toshiba o leitor passe um pente fino no circuito, ressoldando tudo que for suspeito e que não for também.

2- Resistor R317 – A linha deste resistor é proveniente do oscilador vertical, onde podemos ver na figura 2 o capacitor C301 que deve ser trocado sempre que tivermos incursões neste setor, pois o mesmo apresenta problemas intermitentes. Já o resistor R317 deve ser ressoldado, pois o mesmo apresenta certo mau contato que, muitas vezes, visualmente é impossível de identificar.


Figura 2 – Oscilador vertical

3- Verificar D307 – Este diodo é sempre suspeito em defeitos intermitentes, pois suas fugas apresentam uma certa dor de cabeça para aqueles que teimam em não retirar peças do circuito. Fique ligado!

4- Alimentação de 27V – Em situações em que o saída está em curto o leitor deve verificar componentes envolvidos na linha de 27V, pois o curto costuma levar alguém junto com ele. Se o leitor pegar o R327 mostrado na figura 3 aberto, é quase certo do saída vertical está em curto. Não esqueça do D302, pois este diodo apresenta intermitência em alguns casos, no qual mesmo fazendo sua medição este apresenta-se aparentemente em bom estado.


Figura 3 – Saída de alimentação vertical vinda do Fly-back

5 - Pino 7 do Saída – Esta linha do pino 7 do saída vertical é extremamente crítica, pois esta alimentação é proveniente do regulador Q830 mostrado na figura 4. Como o leitor pode verificar este regulador recebe 12V em sua entrada e tem uma regulação para 5V na sua saída. Variações nesta saída, mesmo que por menores, causam vertical intermitente e, devido a esta variação ser pequena, muitas vezes pode passar despercebida na procura de um defeito nesta etapa. Internamente o integrado de saída faz uma realimentação utilizando esta tensão como referência, portanto trazendo deficiência quando a mesma apresenta variação. A dica neste caso e mesmo quando o leitor não tem indicação do que está causando o problema é trocar este regulador. Na realidade minha recomendação em verticais da Toshiba é o leitor utilizar todos os procedimentos descritos até aqui, pois conforme foi dito anteriormente, estes circuitos são idênticos em uma boa gama de aparelhos da Toshiba, portanto seus preceitos são os mesmos.


Figura 4 – Regulador de 5V

Em outra edição iremos analisar outra etapa destes aparelhos que serão abordados no meu próximo Treinamento, já que muitos amigos me pedem informações desta linha de aparelhos novos da Toshiba. Gostaria de agradecer a todos que tem me prestigiado nos Treinamentos de TV LCD & LED com prática na bancada, pois muitos alunos têm me ligado agradecendo este novo estilo de aula, já que o conteúdo passado fica mais detalhado por estar condizente com as necessidades daqueles que o procuram. Mais informações sobre este tipo de Treinamento ligar para 25973368 / 96780087. Não esqueçam também de receber o Boletim Técnico que está no seu número 6, basta somente se cadastrar pelo boletimtecnicorj@gmail.com para receber com regularidade. Apoio: Jornal Ícone.

Paulo Roberto é técnico de Mecatrônica & Eletrônica com especialização em Instrumentação de Sistemas, atuando como tecnólogo da Universidade Gama Filho, autor de vários livros técnicos, instrutor e com experiência em manutenção de mais de 20 anos.

Desbloqueios e configurações de televisores TRC e LCD

Waldyr Souto

Ultimamente, cada vez mais, para se consertar determinados defeitos em televisores, seja de TUBO, seja de LCD, precisamos nos utilizar de procedimentos que, alguns anos atrás, muitos colegas até duvidavam que a moda pudesse pegar.
Estou falando dos defeitos que são resolvidos sem a necessidade de troca de peças e que, na maioria das vezes, nem sequer precisamos abrir o aparelho. São as configurações realizadas com o controle remoto ou através do painel frontal do aparelho, mas que, infelizmente, diferem de modelo para modelo de TV e aparecem com diversas modalidades de procedimentos diferentes.
MENU DE SERVIÇO – São ajustes realizados através de um menu que só pode ser acessado através de uma senha ou de um procedimento secreto.
MODO HOTEL – É uma situação em que o aparelho é colocado para ficar com o volume máximo limitado e as programações de canais ficarem inacessíveis. Isso impede que usuários de hotéis coloquem o aparelho com volume excessivo ou que desconfigurem os canais.
BLOQUEIO DE APARELHO – É uma forma de garantir que o aparelho só possa ser ligado pela pessoa que o bloqueou. Geralmente exige a digitação de uma senha que é criada pelo usuário.
BLOQUEIO DE CANAL – É uma forma de impedir que determinados canais possam ser assistidos por pessoas não autorizadas, como menores de idade, etc. Geralmente exige a digitação de uma senha que é criada pelo usuário.
RESET ou MODO FÁBRICA - Comando que retorna as configurações do aparelho ao modo inicial, ou seja, para o modo que saiu de fábrica. Desta forma, esse comando pode resolver diversos problemas como: travamento de funções, bloqueios por senhas, desajustes generalizados e até alguns conflitos e sintomas de defeitos.
DEMONSTRAÇÃO – É uma situação em que, por interesse puramente comercial, o aparelho fica exibindo seus recursos e funções enquanto está em STBY. Para sair desse modo, é necessário um procedimento secreto.
REPROGRAMAÇÃO DE EEPROM – É uma forma de recarregar os dados internos de uma memória ou restaurar a versão do aparelho através do controle remoto, sem retirá-la do aparelho. Geralmente é necessário um procedimento secreto.
GRAVAÇÃO DE EEPROM – É quando as configurações parciais não resolvem e o técnico tem que gravar um software completo na memória. Este procedimento é realizado com a memória fora do aparelho e requer, além do novo software, um gravador de Eeprom, um computador e um programa destinado aos procedimentos de gravação.
ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE – É um procedimento realizado geralmente através de um computador para introduzir um software atualizado na memória Flash do aparelho. Esta memória fica dentro do One Chip do televisor que, em muitos casos, é o famoso MICRONAS e requer também um computador com um determinado programa, mas que não é necessário retirá-lo do aparelho.
Como existem muitos modelos de TV e muitos procedimentos, não há como guardar tudo de cabeça, assim, cada técnico terá que ter suas anotações particulares.
O meu objetivo esse mês é apresentar alguns procedimentos para que os colegas possam enriquecer seus arquivos de configurações de TV.
Reset – TV LCD Gradiente 3730; 3230; 2730:
Problemas como: Falta de cores, imagem com listas pretas sentido X ou Y e perda de sincronismo ao trocar de canal, podem ser resolvidos com o reset desses aparelhos.
1 – Pressionar a tecla MENU.
2 – Selecionar AJUSTES GERAIS
3 – Selecionar PADRÃO DE FÁBRICA
4 – Digitar no controle remoto: “2.0.0.5”
Aparecerá o menu de FACTORY MENU e abaixo a indicação “SYSTEM”
5 – Através das teclas de navegação, selecione “INIT EEPROM” e mude a indicação “NO” para “YES”
6 - Através das teclas de navegação, selecione “RESET ADC VALUE” e mude a indicação “NO” para “YES”
7 - Através das teclas de navegação selecione “ALL MODE RECALL” e mude a indicação “NO” para “YES”. A tela azul piscará.
8 – Pressione a tecla MENU duas vezes para memorizar e sair do menu.
9 – Desligue e ligue a TV pela tomada e proceda a programação de sintonia.
Modo Hotel - TV LCD PANASONIC TC32LX70LB; TC32LX70LB
Para sair do modo hotel, pressione e segure a tecla Volume – no painel da TV, e aperte a tecla AV no controle remoto.
Modo Fábrica - TV LCD GRADIENTE 3230
Obs: Resolve problemas diversos, inclusive tela borrada ou tendendo para uma determinada cor.
1 – Com a TV ligada, pressione a tecla AV no controle remoto.
2 – Pressione a tecla MENU.
3 – Mova o cursor até o ícone de AJUSTES GERAIS.
4 – Posicione o cursor em cima dos dizeres PADRÃO FÁBRICA (sem pressionar ENTER, só deixe a opção selecionada )
5 – Digite 2005 e PRONTO !
Modo Serviço - TV LCD SAMSUNG LN32R71B
Para acessar o modo serviço deste televisor proceda da seguinte maneira:
1 - Desligue a TV pelo controle.
2 - Pressione a tecla MUTE e digite 182
3 - Ligue o aparelho.
Desbloqueio de senha – TV Mitsubishi TC 2009
1 – Pressione a tecla MENU
2 – Acesse a opção SENHA.
3 - Quando aparecer um número de senha em vermelho, pressione 4 vezes a tecla com desenho de 2 setas no controle remoto.
4 – Desligue a trava.
Desbloqueio de aparelho - TV Mitisubishi vários modelos TRC:
1 - Pressionar CANAL + e CANAL - ao mesmo tempo.
2 - Soltar a tecla CANAL – e manter pressionada a tecla CANAL + por alguns segundos
3 - Entrar o menu e liberar o bloqueio.
Demonstração - TV Gradiente vários modelos TRC:
Para sair do modo demonstração basta pressionar ao mesmo tempo: FUNÇÃO e VOL +.
Existem hoje, em ritmo crescente, inúmeros procedimentos utilizados para configuração de aparelhos de TV. O que o técnico iniciado recentemente na profissão deve assimilar é que, ele deve ter um bom computador e acesso à Internet, que é onde os colegas costumam buscar informações, esquemas e manuais para trabalhar.
A ASFETEB (Associação dos Técnicos em Eletroeletrônica) centraliza informações em sua sede com o objetivo de ajudar os profissionais que estejam precisando de ajuda, seja de um procedimento de configuração, seja de uma orientação técnica, seja de um esquema, seja de um material, seja de um curso na ESATE, etc.
Pela Internet, qualquer pessoa pode também acessar o site de relacionamento da ESATE, através do Orkut: esate.asfeteb@ig.com.br para buscar informações e estar integrado ao nosso grupo de amigos. Fiquem com Deus !
Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica na ESATE, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-presidente da Asfeteb ( Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil: esate.asfeteb@ig.com.br).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jornal Ícone - Qual a sua opinião sobre a situação do Serviço Autorizado em Eletroeletrônicos hoje?


Qual a responsabilidade dos fabricantes em eletroeletrônicos nesta realidade?
O que o microempresário do segmento pode fazer para a sua sobrevivência neste momento delicado?
Na sua opinião qual o posicionamento da Abrasa em relação a tudo isto?
Dê a sua opinião ou mande sugestão de pauta:
jornalicone@gmail.com