quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Falando de banda larga!

 Fernando Asaphe Jr.

Vamos fazer uma breve abordagem sobre os melhores meios de usar internet para um técnico de eletrônica ou uma oficina.

3G

Primeiro, falaremos sobre esta tecnologia em expansão no Brasil, a internet 3G (HSDPA), tecnologia feita a princípio, para os dispositivos móveis, como notebooks e celulares. Nela encontra-se uma ótima opção para quem usa notebook no trabalho, oficina ou está na rua ou na casa de algum cliente e necessita olhar, pesquisar, por exemplo, alguma informação técnica para solucionar um problema. É claro que não seria nada interessante pedir para utilizar o computador do cliente (isto é claro, supondo que o mesmo tenha um).
As principais operadoras que detêm o direito de explorar esta tecnologia aqui no Brasil são: Oi, Tim, Claro e Vivo.
Na verdade, existem diversos fatores que devem ser avaliados na hora de escolher qual assinar, sendo assim, você deve avaliar principalmente o preço dos pacotes oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel e a área de cobertura de cada operadora.
A Internet Banda Larga 3G é realmente boa?
O que digo para todos é que ela é boa, mas por se tratar de uma tecnologia nova as operadoras ainda não oferecem cobertura total, o desempenho vai depender da qualidade do sinal nas áreas de cobertura de cada operadora. Mas atenção! Os preços dos planos oferecidos por estas operadoras estão bem parecidos, antes de assinar preste bastante atenção nas condições da franquia de tráfego de cada plano.
Ela é uma solução para locais onde ainda não existe serviço de internet banda larga fixa!

Internet banda larga via cabo

A mais usada ultimamente e considera a mais estável.
A tecnologia via cabo, ADSL ou fibra óptica, já é encontrada em quase todo território urbano do país.
As operadores desse tipo de banda larga encontradas nas áreas urbanas do sudeste são: NET Virtua, Oi Velox e GVT .
Agora qual a preferência de ambiente para se usar este tipo de conexão?
Se você usa somente internet em casa para ver e-mail’s, a tecnologia 3G portátil, é uma boa pedida. Mas se você necessita baixar arquivos grandes, ela pode ser um problema, pois como já mencionado nesta matéria, a tecnologia 3G é relativamente nova e tem pouca área de cobertura, além de geralmente ser muito instável, ou seja, a velocidade varia muito de local para local e horário, pois nos de maior pico de tráfego, a navegação fica por demais lenta.
Com uma maior estabilidade, a internet a cabo é uma boa pedida para se usar internet a qualquer hora e durante um longo período em desktops ou notebooks.
Agora, qual melhor operadora pra se assinar um plano?
Não é uma tarefa simples escolher a operadora ideal, mesmo chegando ao uma conclusão de qual detém maior qualidade, dependendo do local poderemos ter um resultado diferente.
Ultimamente, no mercado do Rio de Janeiro, a operadora que possui os serviços mais baratos e tem maior área de alcance é a Oi Velox, que oferece planos de até 20Megabytes, com o menor preço em quase todos os planos ou igual aos preços oferecidos pela GVT que é uma de suas concorrentes!
Falando ainda na Velox, mesmo tendo um preço muito competitivo e planos consideráveis para todos os gostos, ela é a campeã de reclamações nos órgãos nacionais de defesa do consumidor, com muita instabilidade de velocidade e mau atendimento. Como ela está no topo de qualquer tipo de reclamação, nem sempre compensa pegar o mais barato, pois você poderá estar trocando gato por lebre.
Falando um pouco sobre a NET Virtua que já tive e tenho relacionamento com a operadora, posso dizer que detém uma das melhores médias de estabilidades e melhor atendimento, nisto inclui-se aviso prévio de manutenção ou novos planos.
A Virtua possui planos de até 100Megabytes, com um preço até um pouco maior do que suas concorrentes, mas oferecendo "combos" que as outras não possuem e por isto é geralmente a mais pedida pelos assinantes.
Vale lembrar também que a taxa de upload (velocidade com que você envia um arquivo pela internet) é o dobro da conseguida por quem utiliza a Velox, na maioria dos casos, e a qualidade dos equipamentos proporciona um boa experiência on-line.
A GVT que acabou de chegar em nosso estado, traz consigo do Sul do país ótimos comentários sobre sua qualidade e preços, oferece igualmente a Virtua, planos de até 100Megabytes com preços mais baixos e uma taxa de upload até maior e com vários serviços adicionais menos a TV por assinatura (que só a Virtua tem nos seus “combos”) parece a melhor pedida do mercado de banda larga no momento, mas infelizmente como ainda atua no mercado fluminense há pouco tempo, tem uma pequena área coberta se comparada com as outras duas!
No final é recomendável que você procure pessoas que possuam os vários tipos de banda larga disponíveis e faça você sua avaliação para não ter decepções futuras!
Devo lembrar que em comparação com Europa, EUA e Ásia, ainda estamos na idade da pedra lascada, pois lá já está se utilizando experimentalmente a transmissão de dados via “luz”. Não via rede elétrica e sim pela luz emitida pelas luminárias das nossas residências!
Quem viver, verá!!!!

Até a próxima!!!!!
Sugestões e críticas, vocês podem enviar para o e-mail do Clube do Técnico, clubedotecnico@gmail.com! Ashafe é Técnico de Informática e Redes e faz parte da equipe do Clube do Técnico!Fernando


Nenhum comentário:

Postar um comentário