sábado, 10 de setembro de 2011

Eletricidade e eletrônica na vida cotidiana - Um outro olhar. Clique aqui e baixe a edição 181 completa.

 Sempre a eletricidade fez parte do universo, mas só a partir do século passado começou a ser usada no dia a dia da humanidade. Trouxe com o seu uso mais conforto em muitos aspectos das nossas vidas sobre a face da terra. Também tem sido fator de poder no sistema escravizante do homem sobre o homem, incluindo os grandes monopólios dos sistemas de fornecimento desta forma de energia neste planeta terra.
 A eletrônica, que se desenvolveu principalmente a partir dos anos 1950, tem transformado as comunicações em um instrumento muito importante na interação de pensamentos entre toda humanidade. Pouco a pouco as mentiras midiáticas podem ser desvendadas devido a que qualquer um poder, desde um celular ou câmara fotográfica digital, mostrar nossas diferentes realidades em qualquer parte do mundo.
 Através das redes sociais, tradutores computarizados até os idiomas árabe, japonês, chinês etc, já não são barreiras de comunicação entre os seres humanos. Enfim, a verdadeira democracia (governo do povo) agora pode ser uma realidade em quase todo o planeta, só depende da iniciativa de cada um, do protagonismo exercido na tomada de decisões (política) que começa, dia a dia, desde que levantamos em nossas casas, na sinergia que desenvolvemos nas diferentes tarefas dos trabalhos que realizamos.
As verdadeiras revoluções fazem-se na consciência dos indivíduos, que interatuam com sua família, vizinhos, bairro, cidade, etc...
 Já basta de nos enganarmos que as soluções macros poderão trazer o bem estar para todos. Os grandes problemas só poderão ser resolvidos na sua totalidade quando logremos solucionar todos os detalhes de que são compostos. As grandes indústrias podem seguir existindo, desde que seus lucros e benefícios não fiquem nas mãos de umas poucas pessoas, senão de todos os trabalhadores que participam no processo do seu funcionamento, e os que usem os artigos aí produzidos tenham o poder aquisitivo e a consciência de como usá-lo e como reciclar os desperdícios que dele sejam gerados.
 Em todos esses processos está presente a eletricidade e a eletrônica, e só produzindo-a de forma limpa (solar, eólica, biogás, etc.) poderemos preservar o planeta. A eletrônica e a eletricidade deve ser patrimônio da humanidade, derrubando as fronteiras dos monopólios, o importante é saber que para termos um planeta mais duradouro e vivível, necessitamos a união da humanidade, tomando em conta a necessidade de cada indivíduo que a compõe . 
Sergio Wanke (Twitter @frutocaribe)
http://energialimpiatropical.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário