Fernando Asaphe Jr.
Oi para todos vocês!
Hoje vamos falar de um assunto que não é ligado à informática, mas que é bastante interessante e nos mostra inclusive como as evoluções tecnológicas podem ser nossas ajudantes e não só nossas inimigas como muitos vivem a apregoar por aí!
Imagino que como técnicos em eletrônica, todos vocês saibam o que é um LED. O diodo emissor de luz!
Se não souberem o que é ou como funciona um LED, perguntem ao Profº Fernando ou ao Paulo Brites que eles com certeza vão poder te responder.
Eu na realidade sei que o LED é um semicondutor que produz luz, ou seja, “acende”!
O que talvez muitos não saibam é que eles alem de acenderem, estão evoluindo bem rápido e atingindo níveis de iluminação cada vez mais intensos!
Já temos os LED’s no lugar das lâmpadas nos sinais de transito em quase toda cidade e agora também nos postes de iluminação de alguns parques!
Onde eles ainda são bem pouco usados?
Exatamente, nas nossas casas!
Por dois motivos:
O primeiro é bastante óbvio, o seu preço!
O segundo é devido a principio, ao seu baixo nível de luminosidade produzido!
Em relação ao preço, ele só vai cair se a procura aumentar!
Já a baixa luminosidade, já não é mais tão baixa assim!
E os dois grandes fatores a favor dos LED’s são:
Reduzidíssimo consumo de energia e por ser quase indestrutível (se utilizado da maneira correta é claro)!
Dia desses fiz uma descoberta que inclusive me deu a ideia para está coluna. A lâmpada da luminária da mesa do meu PC, que era uma destas econômicas de 9watts, começou a dar aqueles sinais de que ia pro espaço! Piscadas demais antes de acender e de forma intermitente resolvia apagar do nada e acender também do nada!
Como já era tarde da noite e num sábado no subúrbio normalmente não ia achar uma loja de material elétrico aberta para comprar uma lâmpada nova, e ficando irritado com o apaga acende da lâmpada da luminária, lembrei que tinha ganhado do meu pai uma lâmpada LED em formato de SPOT, semelhante aqueles Spots de lâmpadas dicróicas.
Achando a dita cuja nos guardados, observei que talvez não fosse resolver muita coisa, pois na embalagem dizia que o LED era de 1,2watts, ou seja, 8 vezes menos intensidade luminosa do eu já possuía na luminária antiga. Pensei, vai quebrar o galho até segunda feira. Então retirei a lâmpada de 9watts que já tava pela bola 7 e instalei no lugar o SPOT de LED.
Para minha surpresa, a intensidade luminosa do LED era a mesma da lâmpada econômica de 9watts (isto quando a mesma era nova) e bem mais intensa do que a que a lâmpada que já estava pela bola 7 produzia!
Conclusão: O LED está lá já a 3 semanas, gerando menos calor do que a econômica, por que as econômicas também aquecem (menos que as incandescentes, mas aquecem), com a mesma luminosidade e obviamente com apenas 1,2watts de consumo.
Então, se você está tentando diminuir sua conta de energia elétrica e mesmo com as lâmpadas econômicas a conta ainda ta alta, que tal investir na troca por lâmpadas LED?
Embora a quantidade delas no mercado ainda não seja grande, já vi algumas de até 7watts e imagino que se uma de 1,2 produz luminosidade igual a uma econômica de 9watts, provavelmente a de 7 deve iluminar bem mais!
Uma outra vantagem das lâmpadas LED:
Diferentemente das econômicas, as lâmpadas LED não geram ruído eletrônico em operação e não interferem com outros equipamentos eletrônicos ligados nas suas proximidades.
Como as econômicas utilizam uma espécie de inversor para gerar a tensão de disparo e acendimento, e este inversor funciona com chaveamento de semicondutores, este chaveamento pode principalmente nas lâmpadas de procedência duvidosa (que me parece ser a grande maioria) ser retornado a própria rede elétrica em forma de ruído, interferindo com equipamentos ligados na mesma rede!
Uma outra grande vantagem das lâmpadas LED sobre as econômicas, diz respeito ao mercúrio contido nos bulbos da lâmpadas econômicas que é prejudicial a natureza e a nossa saúde e que caso este bulbo se quebre, irá liberar este material na nossa atmosfera!
Vamos colaborar e tentar melhorar um pouco as condições do nosso planeta que tem sido tão maltratado ao longo dos anos!!!!!
Veja abaixo alguns exemplos de lâmpadas LED em sua comparação com as econômicas:
Tabela comparativa de consumo e vantagens e desvantagens de cada tipo de iluminação:
Fernando Asaphe é Técnico em Informática e Montagem e Manutenção de MICROS e REDES. Trabalha de forma autônoma realizando montagens, upgrades, reparos, venda e suporte em computadores e redes. Também faz parte da equipe do Clube do Técnico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário