
Quero levantar um tópico muito delicado na manutenção: A queima do saída horizontal. Como tenho tido muitas indagações de informações a respeito deste problema resolvi, após pesquisar com amigos, levar algumas alternativas para solucionar problemas aparentemente sem solução. Evidentemente estas alternativas que serão relatadas não são as soluções certas, mas tempo é dinheiro e quando aquele rabo de foguete está na bancada, o cliente não quer saber o porquê da demora.



Figura 4 – medindo o Fly-back
Como disse anteriormente, o transistor 2SD870 deve ser adaptado no dissipador do aparelho ou colocar com um novo dissipador a ser comprado, mostrado na figura 5.
Figura 4
Outros itens devem ser adquiridos para colocação como: mica, isolador dos parafusos e pasta térmica para melhorar a transmissão de temperatura para o dissipador.
Na figura 6 o leitor pode verificar um transistor deste tipo adaptado num televisor com todos os itens mencionados destacados, exceto o isolador, já que este fica inserido na abertura de passagem dos parafusos.

O leitor pode observar que este transistor tem muitas utilidades além da sua substituição e utilização para pesquisa, podemos criar outras formas de trabalho com este componente. Caso o leitor tenha outra ideia entre em contato que terei de expor dando seu nome conforme fiz acima com meu amigo.
Gostaria de recomendar ao leitor veja a matéria do colega Waldyr Souto na edição anterior deste jornal, pois pessoalmente achei muito boa e recomendo a sua leitura. Trata-se do assunto de ESR (solicitar através de jornalicone@gmail.com), o qual devemos estar antenados e o autor da matéria foi muito feliz na sua menção.
Paulo Roberto é técnico em eletrônica e mecatrônica com formação em instrumentação de sistemas. Atua como tecnólogo na Universidade Gama Filho além da experiência de manutenção eletrônica. Autor de vários livros técnicos e palestrante de Treinamentos.boletimtecnicorj@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário