sábado, 10 de setembro de 2011

O PC na bancada e outras dicas para aumentar o lucro, acelerar o reparo e conquistar clientes! Clique aqui e baixe a edição 181 completa.

Fernando José

Olá amigos, alunos e leitores!
Vamos tentar nos organizar um pouco mais para que a nossa oficina nos proporcione, além de um ambiente mais acolhedor, também um aumento de renda baseado no aumento da rentabilidade da mesma!
Obviamente, aqueles urubulinos de plantão (não são os torcedores do Flamengo e sim os pessimistas), estão recitando aquela cantilena de sempre: Que não adianta mais investir, que é perda de tempo, que não se conserta mais nada, que tudo é descartável, que não tem mais peças de reposição, etc, etc, etc....blá, blá, blá!
Bom, não vamos chover no molhado, pois já comentamos sobre este assunto em outras tantas oportunidades. Vamos ao que interessa a quem quer trabalhar e levar para casa o sustento honesto, sem querer tirar a fatia do bolo da boca de ninguém!
Os equipamentos, todos nós sabemos, estão a cada dia mais sofisticados, com mais recursos e mais caros também!
Com certeza, o cliente também está cada vez mais exigente e mais crítico em relação ao comportamento do técnico que irá dar manutenção aos seus equipamentos e ao ambiente da oficina onde o equipamento do cliente será colocado para reparos!
Então, vamos tentar aqui indicar alguns itens que possam ser implementados sem que haja a necessidade de investimentos elevados, mas que proporcionem maior credibilidade da oficina e do técnico perante o cliente!
Hoje não adianta só ficar dando “tapinha” nas costas do cliente e dizer que ele é o “melhor cliente” da loja, que o equipamento dele será tratado com todo “carinho e atenção” e terá “prioridade” na execução do serviço, mas na hora “H”, por falta de componentes, o serviço não fica pronto ou o aparelho saiu da bancada pronto, mas com um “belo” arranhão na moldura frontal do tipo “BLACK PIANO” por falta de uma bancada adequada!

Vamos então descrever alguns itens que se tratados de forma séria, podem melhorar seu faturamento:

1- O cliente quer se sentir bem na recepção da sua oficina!
Você provavelmente também gosta de se sentir bem ao entrar numa loja, seja de que tipo de comércio for. Então, faça da recepção da sua loja um lugar agradável para você e para o cliente. Lembre-se de que ele, o cliente já está aborrecido porque o aparelho dele está com defeito e ainda vai ter de desembolsar a grana para pagar o conserto. Vamos fazer com que estes momentos traumatizantes para qualquer mortal, seja o mais agradável possível!
Uma pintura de cores claras nas paredes e na fachada da loja, pode dar um ‘tapa no visual’, pois paredes sujas e descascadas denotam uma falta de cuidado do proprietário com seu negócio e se o técnico não tem zelo pela sua oficina, não vai ter zelo pelo aparelho do cliente!
2 - Lembre-se de que vivemos num país tropical, cuja temperatura média é de 30 graus! Mantenha a recepção de sua loja bem arejada, de forma que a temperatura lá dentro seja menor do que a externa!
3 – O cliente vai ficar esperando? Tenha uma cadeira ou um banco tipo daqueles que se encontrava antigamente nos bancos (bem antigamente)!
Com certeza, esperar sentado é melhor do que de pé!
4 – Cafezinho e água gelada não fazem mal a ninguém e podem diminuir o clima de tensão do cliente!
5 – Uma TV ligada na recepção pode distrair um pouco o cliente e também contribui para tranqüilizá-lo, mas lembre-se de escolher bem o canal para não deixar o cliente mais irritado do que ele já possa está! Como a programação das TV’s abertas não anda bem das pernas, se for possível, coloque uma TV a CABO e escolha uma programação que não fale de morte, assaltos ou desgraças. Uma programação musical de boa qualidade é uma boa pedida!
Mas atenção!!!!! Nada de GatoNET e outras trambicagens que andam por aí!
6 – Se você não dispõem de um TV para ficar na recepção ou não tem espaço para isto, uma outra sugestão é um som ambiente (eu disse “som ambiente” e não som de baile funk)! Você quer acalmar o cliente e não deixá-lo mais nervosos ainda!
7 – Nota fiscal com carbono? Isto já era! Instale um computador na recepção ligado a uma impressora jato de tinta! Você poderá fazer notas personalizadas e imprimi-las na hora! Se você quer ser posto autorizado de alguma marca, saiba que todas elas exigem que você tenha INTERNET Banda Larga e impressora para que as notas de entrada e saída dos aparelhos em garantia sejam impressas diretamente do servidor do fabricante. (as notas são geradas lá no escritório da fábrica e não apenas no computador da oficina).
Não precisa ser nenhum super computador, mas pelo menos um Pentium 3 já vai dar para o gasto!
Uma dica neste ponto sobre a impressora: Se você quer ser autorizado, compre uma impressora do tipo multifuncional (que imprime, escaneia e faz cópia tipo xerox), pois comumente o fabricante exige que seja enviada uma cópia da nota fiscal de compra do aparelho levado para reparos em garantia, para confirmar que ele realmente existe!
Imagine você ter de pedir ao cliente que saia num sol escaldante para achar uma loja que tire xerox, para tirar uma cópia da nota fiscal. Com a multifuncional, tira-se a cópia na hora e assim é menos uma preocupação para o cliente!
Aqui já sei que tem alguém reclamando que vai ter de gastar papel e tinta da impressora para fazer isto. Bom, não dá pra ganhar dinheiro sem gastar um pouco de dinheiro!
E por favor, não vai querer utilizar papel já impresso de um lado para imprimir as notas dos clientes. Isto vai apenas mostrar que você será capaz de colocar uma peça usada no equipamento do cliente para gastar menos e você não quer que o seu cliente pense isto de você!!!!
8 – Se você vai retirar o equipamento na residência do cliente, utilize algum tipo de material para embalar o equipamento, de forma a evitar que o mesmo seja arranhado durante o transporte. Para os TV’s de LCD e PLASMA, você pode mandar alguém costurar uma manta ou cobertor na medida de um equipamento de 47 polegadas, por exemplo, que servirá também para equipamentos menores. Plástico-bolha também é uma boa opção!
9 – Na bancada, tenha em mente que atualmente você pode ganhar espaço não armazenando mais esquemas em papel. Para se ter uma ideia, em uma estante metálica de 1,90 de altura por 90 de largura, cabem 5 prateleiras com 6 caixas de arquivo em cada prateleira (30 caixas no total) cheias de esquemas que provavelmente nunca mais serão utilizados!
A mesma quantidade de esquemas cabe em um pendrive de 4Giga de capacidade de armazenamento e que cabe no bolso!
E ainda tem a vantagem de acabar com aquele “irmão Pedro” que só aparece para pedir esquemas emprestados pra devolver rapidinho e que, se você não for à casa dele, nunca mais vai ver o esquema de novo! (Já tive de fazer isto várias vezes e fiquei sem muitos esquemas por causa disso também.
Se está no pendrive ou no HD do PC, sempre se pode dar uma desculpa para se livrar do sanguessuga!
Uma boa é dizer:
Tenho sim! É só você me trazer um CD virgem que eu copio para você!
Como o sanguessuga não está nem um pouco a fim de gastar dinheiro para consertar o equipamento do cliente dele, na maioria dos casos ele não volta, pois um CD virgem custa a fortuna de R$ 1,00!!!!
10 – Obviamente, um computador na bancada será de extrema utilidade, pois além de permitir analisar os esquemas sem a necessidade de imprimir os mesmos, permite que você amplie uma determinada parte do diagrama que esteja difícil de ser lida de forma a permitir uma melhor identificação, e isto sem ter que recorrer à velha LUPA!
11 – Nada de monitor CRT na bancada! Já foi comprovado que os monitores CRT aceleram a degradação da visão! Utilize um monitor LCD, pois além de não prejudicar a visão, ele também ocupa pouco espaço na bancada!
12 – Lembre-se de que a quase totalidade dos esquemas e manuais são gerados em arquivos chamados PDF e alguns em DJVU (geralmente os da LG). Para que você possa ver estes arquivos no seu PC, deve-se ter instalados no mesmo, o ADOBE ACROBAT READER  e o DJVU  que vão permitir, cada um, a visualização de seus respectivos arquivos!
OBS: Esquemas e Manuais não podem ser visualizados em equipamentos de DVD Player pois estes equipamentos não são capazes de fazer a leitura e interpretação deste tipo de arquivo! Apenas nos PC’s se pode acessar os mesmos!!!!!!
13 – Uma outra utilização importante do PC na bancada é o acesso a internet durante o trabalho pois hoje é possível com um pouco de paciência, encontrar dicas para vários problemas que surgem em nossas bancadas!
O site www.4shared.com nos proporciona acesso a muitas delas e a esquemas também!
14 – Ter um PC na bancada hoje, faz-se necessário também pela necessidade de se gravar dados de EEPROM e IC’s tipo MICRONAS ou HÉRCULES, afim de solucionar certas falhas de alguns televisores!
15 – Mais uma utilidade é a necessidade de se procurar por atualizações de software de TV’s de LCD e PLASMA e também de DVD’s e BLU-RAY’s. Você pode encontrar atualizações até no site dos fabricantes, disponibilizados gratuitamente até para os usuários.
Tenha em mente que uma atualização pode resolver problemas, mas também pode criar um problema, caso falte energia elétrica durante o processo de atualização que em geral será feito nos TV’s mais novos, através da entrada USB existente neste equipamentos!
Se você está em uma região onde a falta de energia ou a oscilação da rede é constante, recomenda-se só fazer atualizações se você dispuser de um NO BREAK capaz de manter funcionando o TV durante todo o processo. Caso contrário, eu não recomendo nem pensar em tentar, pois uma falta de energia mesmo que momentânea poderá danificar a FLASH ROM do equipamento e aí, só uma PCI nova!!!!!
16 – Iluminação – Continua sendo importantíssima e, hoje, com as novas lâmpadas eletrônicas ficou mais fácil iluminar de maneira correta a nossa oficina. E se você quiser investir um pouco mais, as lâmpadas de LED’s já estão aí e, embora custem bem mais caro, a economia a média prazo vale o gasto extra!
E lembre-se, luz para bancada tem de ser branca e o mais forte possível para poupar a nossa visão!
Espero ter dado algumas ideias úteis para vocês e me coloco a disposição de todos através do e-mail do Clube do Técnico, clubedotecnico@gmail.com para ouvir suas sugestões, críticas e tentar esclarecer as dúvidas que vocês tenham!


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