segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Alguns problemas na CCE HPS 2118usp

Paulo Roberto

Resolvi trazer neste artigo um tópico abordado meu treinamento realizado em abril . Apesar deste Treinamento ter sido de CCE/Toshiba & Samsung estou enfatizando aqui a CCE HPS 2118USP pela sua demanda de problemas ocorridos. Desta forma iniciarei apresentando a figura 1, onde o leitor poderá encontrar parte da fonte deste aparelho.


Fig.1- vista parcial da fonte TV CCE HPS 2118USP


A figura 1 mostra parte do secundário da fonte e no item 1 vemos o transistor Q 804 responsável por gerar a fonte de 3V3, a qual irá alimentar o microprocessador. Na iminência do desaparecimento desta fonte e conseqüentemente falta de operação do micro, deve-se substituir este transistor mesmo que este apresente medições corretas. Sua deficiência está associada ao funcionamento pela ação das tensões e corrente. Recomenda-se para sua substituição o BD 135 por ser mais robusto para esta função. Seguindo esta linha de raciocínio temos ainda neste setor o item 2 representado pelo diodo DZ 808 que também faz as mesmas características deste defeito, portanto nas situações mencionadas acima fazer a verificação do mesmo.

Ao passarmos nosso foco para a fonte principal, encontramos os capacitores C 825 e C 829, marcados pelo item 3, como responsáveis por defeitos associados a redução desta fonte. A possibilidade de defeitos é variada, conforme o desgaste destes capacitores, porém encontramos desde inoperância do aparelho até falta de largura da imagem. Quando os capacitores estão no seu valor com baixas perdas, encontraremos a falta de largura na imagem, mas nestas condições são poucos os clientes que chamam o técnico para efetuar a reparação. O acionamento da manutenção se faz após o aparelho ficar inoperante devido aos altos índices de perda de capacitância que estes capacitores sofreram pelo passar do tempo. Vale lembrar que em muitas ocasiões encontramos apenas um deles com problema, porém devemos trocar ambos.

Outro componente muito crítico nesta fonte e nas demais que o utilizam, é IC 802 ( item 4 ) representado pelo TL 431 que causa o sintoma de fonte alta. Este componente muito usado em outros aparelhos costuma entrar em curto mexendo assim com o referencial utilizado pelo foto-acoplador. Em situações onde a fonte encontra-se com outros componentes danificados deve-se obrigatoriamente verificar o TL 431, e isto, aplica-se para qualquer fonte que o tenha inserido no seu circuito. Este tipo de dica vai fazer um link com outras marcas e não é exclusivo da CCE. Neste caso da HPS 2118USP devemos verificar o item 4-A  representado pelo diodo DZ 811, o qual costuma sofrer danos pelo TL 431. Fique atento!!!!

Finalmente chegamos ao item 5 da figura 1 representado pelo foto-acoplador IC 803. Este componente pode apresentar uma variedade de sintomas na fonte, onde estes estão pertinentes à inoperância. Novamente o diodo DZ 811 deve ser checado, pois este encontra-se associado ao foto-acoplador, portanto criando possibilidades de associação de defeitos.

Finalizado os itens desta fonte podemos partir para outra etapa que tem apresentado um determinado defeito muito comum, ou seja, o aparecimento de uma faixa lateral preta que vai surgindo ou desaparecendo aos poucos com o aquecimento do aparelho. Na figura 2 o leitor poderá identificar o principal responsável, ou seja, o capacitor C 417 que deve ser trocado sem medir.


Fig.2 – Saída horizontal da HPS 2118USP

Uma recomendação é a verificação do resistor R 414, pois em alguns casos este componente sofre alteração e provoca defeito similar. Outro item apontado em nossa figura é o C 418, responsável pela queima do saída horizontal, ou simplesmente quando em curto, pela derrubada da fonte. Trata-se de outro componente crítico no horizontal, porém o capacitor C 417 é o responsável por pastos homéricos de colegas, portanto estou ressaltando cuidados com ele justamente pelo seu estado critico muitas vezes não verificado com medições.

Treinamentos de TV LCD & LED estão sendo ministrados por mim de forma prática com turmas de 12 alunos no máximo e um aparelho por bancada, para que o conteúdo didático seja melhor assimilado. Para mais informações fazer contato pelo 21 - 25973368 / 96780087

Resumo de defeitos neste artigo:
- Não liga, micro inoperante ( trocar Q 804 e verificar DZ 808 )
- Falta de largura ( C 825 e C 829 )
- Parada ( C 825 e C 829 )
- Falta de largura, podendo reduzir parte do vertical ( C 825 e C 829 )
- Parada ( IC 802 , verificar DZ 811, IC 803 )
- Faixa lateral que vai desaparecendo ( verificar R 414 e trocar C 417 )
- Faixa lateral que vai aparecendo ( trocar C 417 )

Paulo Roberto é técnico de eletrônica e mecatrônica com formação em instrumentação de sistemas, atua como tecnólogo na Universidade Gama Filho e é editor do boletimtecnicorj@gmail.com direcionado para técnicos. Escritor de livros e instrutor de manutenção eletrônica com mais de 20 anos de experiência em manutenção.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário